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Quando o assunto é a transformação digital, existem vários métodos de concretizar esse conceito.
Por exemplo, o fenômeno da transformação pode ser traduzido como uma presença maior da empresa no digital, a partir de uma integração com o físico.
Também podemos entender a transformação como um uso mais estratégico de tecnologias em todos os âmbitos. As inovações fundamentam as decisões com dados e se tornam cruciais para as ações da empresa.
É imprescindível organizar essa questão para avançar na evolução da empresa e na adaptação ao mercado competitivo, com o intuito de garantir a sobrevivência.
Saiba mais neste conteúdo!
Já se foi o tempo em que se podia pensar na concorrência entre canais e na independência entre eles. Os benefícios da integração de canais — físico e digital — ficaram claros a todos, ainda mais no período da Pandemia do Covid-19.
Se antes eram vistos como concorrentes, agora são efetivamente considerados como receita adicional. E muito provavelmente o que temos dito sobre a integração das lojas no processo logístico, começou a fazer sentido para as marcas.
Veremos então por que é preciso adotar a transformação digital e quais são as vantagens concretas para as empresas.
Um dos fatores é a personalização de ofertas e da curadoria de produtos/serviços. Isso é fruto de uma visão centrada nos consumidores.
Uma empresa que passa pela transformação digital se torna adaptável à necessidade e à personalidade de seus clientes, com ajuste completo de postura, posicionamento e abordagens.
Isso ocorre porque é possível contar com dados para entender os clientes e efetivamente oferecer o que eles precisam. Assim, a empresa conquista sua confiança e pode fidelizá-los.
Outro fator diretamente ligado a essa capacidade de personalização é a melhoria da experiência.
A transformação digital é efetivada em vários canais e pontos de contato, nos quais se pensa em como agradar o cliente e em como proporcionar uma experiência diferenciada.
Consideremos um processo de compra online, por exemplo.
Com a transformação, a empresa dispõe dos métodos e das técnicas para inovar nessas operações e garantir uma experiência inesquecível em todas as etapas da jornada — desde o atendimento, passando pela compra até a entrega.
Além disso, é possível estruturar um varejo inteligente, que caminha para uma integração completa entre lojas físicas e online para oferecer ao cliente a comodidade que ele precisa.
Com a transformação, a empresa é capaz de gerenciar todos os pontos, em busca de qualidade, sem perder de vista nenhum fator essencial.
As tecnologias centralizam e integram a gestão para que seja viável administrar processos complexos de forma mais simples.
Também é importante pontuar que, nesse novo momento digital, as empresas se atentam mais ao controle dos dados e a uma visão centrada nos dados.
Até porque é viável gerenciar melhor dados para tomada de decisão, com relatórios e análises completas de desempenho.
Ter os dados de todas as lojas, por exemplo, e de todos os canais de atendimento dispostos em uma central, com a possibilidade de filtros inteligentes, é uma grande vantagem.
Outro benefício importante é o aumento da vantagem competitiva. Uma vez que a empresa fideliza seus clientes, oferece uma experiência incrível e memorável, bem como integra seus canais, ela pode de fato se destacar no mercado.
Entenda se você deve colocar o cliente no centro do seu negócio
A transformação digital depende de alguns fatores, independentes, mas interconectados: pessoas, processos e tecnologia.
As pessoas são muito importantes nesse momento, já que a transformação é também um aspecto de mudança cultural. É importante que os membros da organização se adaptem à comunicação ágil, ao uso de tecnologia e a uma mentalidade mais integrada.
Por outro lado, temos processos que devem ser avaliados e ajustados. É preciso garantir flexibilidade e um apoio a mudanças rápidas, sobretudo com foco na qualidade e na experiência dos clientes.
Temos também a tecnologia, que é central. As inovações tecnológicas são o braço de apoio da gestão e permitem controlar as operações para assegurar que o cliente seja atendido da melhor forma.
Ou seja, as novas tecnologias funcionam como uma interface de comunicação com os clientes.
Uma estratégia omnichannel eficaz para o varejo faz com que a marca consiga prover o mercado e os consumidores com uma experiência de consumo totalmente integrada — independentemente dos canais de distribuição em que atua.
Não se trata de uma abordagem fácil ou mesmo descomplicada.
Ela mexe com todos os processos da companhia, como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento e tecnologia.
Porém, principalmente, realiza uma transformação profunda na cultura da empresa, que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.
Há diversas formas que uma empresa pode começar a tatear esse novo universo até atingir a maturidade completa para a integração efetiva de todos os seus canais.
Possibilidade de colocar o time de vendas ativo também nas redes sociais. O poder da “comunidade” e dos relacionamentos das equipes passam a ser mais um ativo a favor das vendas da empresa.
A construção desse engajamento social por meio das equipes de vendas também conta com dashboards de acompanhamento, políticas de comissionamento e treinamentos para a manutenção do “jeito de ser” de cada marca — mesmo na rede de relacionamento dos vendedores sociais.
Integração dos estoques da loja a marketplaces já existentes com publicação de catálogo de produtos, gestão das vendas e pagamentos, além das entregas a partir das lojas – ship from store (as lojas em centros de distribuição e processamento de vendas online).
Criação, modelagem e acompanhamento do projeto de criação de um marketplace que permita a integração de diversos players, em uma única plataforma com processos ótimos de logística, estoques e gestão do atendimento ao cliente.
Criação da loja online para venda dos produtos e serviços. Permite que o consumidor possa comprar a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer device disponível.
Ou seja, é um canal de vendas adicional que amplia a visibilidade da marca e também o faturamento.
As possibilidades vão desde um modelo que utiliza um template para criação do e-commerce – o que torna o processo mais rápido e com menor custo – ou a criação de um e-commerce que traduz o look and feel da marca.
A transformação digital é um processo de adaptação de uma organização às regras do digital, em busca de maior integração, maior descentralização, maior flexibilidade e, sobretudo, um uso estratégico das tecnologias atuais.
Como vimos, é preciso estar atento aos canais mais estratégicos e entender como fazer essa mudança da melhor forma para fidelizar seus clientes.