Entender os impactos desse novo modelo de expansão para a marca e a necessidade de estruturação da empresa para se tornar franqueadora é um bom ponto de partida.
Criar uma rede de franquias é algo que agrega vários benefícios, mas que requer também uma série de ações e estratégias fundamentais. Por isso, é interessante entender esse fator e saber como planejar bem o processo de estruturação de uma franquia.
Entenda melhor o assunto e descubra as vantagens do sistema de franchising para o franqueador.
O que é franchising?
O franchising é uma estratégia de expansão em que uma marca, notadamente reconhecida e de sucesso no mercado, permite a exploração dessa marca (com padrões pré determinados) por terceiros em contrapartida do pagamento de taxas e royalties e com uma formalização contratual.
Além disso, ela deve oferecer suporte e transferir o conhecimento para a operação e sustentabilidade do negócio em novos mercados por esses parceiros estratégicos.
Esse processo culmina com a criação de uma rede de unidades independentes que comercializam produtos e/ou serviços delimitados e em mercados definidos pelas franqueadoras
Nesse sentido, cada unidade recebe o apoio e conta com a estrutura fornecida pela franqueadora, da marca.
O franchising é um modelo de expansão que permite que vários franqueados consigam abrir um negócio, a partir de um investimento inicial e de uma expectativa de lucratividade.
Já para o franqueador, temos inúmeras vantagens que exploraremos com detalhes no próximo tópico.
Para que uma empresa franqueadora consiga sucesso em uma estratégia de franquias, é preciso ter uma marca forte e bem estruturada, processos padronizados com ótimos manuais de franquia, boa gestão de recursos humanos, suporte e estrutura e muito mais.
Para chegar a bons resultados, é necessário fazer análises de viabilidade e das condições do negócio. O estudo de franqueabilidade considera justamente se a empresa é replicável, se os processos estão consistentes o suficiente e o potencial dos mercados-alvo.
Também é importante analisar os aspectos jurídicos relacionados, a relação com os franqueados e muito mais.
Ou seja, em suma, para que aconteça de forma consistente e com maior chance de sucesso é recomendado que a empresa passe por um processo chamado de formatação de franquias para que todas as etapas necessárias à execução do modelo de franquias sejam pensadas e cuidadas de acordo com a visão de futuro e estratégia de cada empresa.
As vantagens do sistema de franchising para o franqueador
Como já falamos, são muitas ass vantagens do sistema de franchising para o franqueador. Vamos agora conferir quais são esses benefícios
Expansão rápida
Um dos pontos é justamente a expansão mais rápida. Para a franqueadora, investir na estruturação de uma rede de franquias é importante, pois ajuda a desenvolver o negócio de forma mais ágil e prática, com apoio de unidades descentralizadas e independentes.
Com o investimento de terceiros, a marca ganha capilaridade com consistência, acelerando o processo de expansão, sem que seja necessário investimento próprio na abertura de novas unidades.
Ou seja, o franchising é uma boa estratégia de crescimento para expandir para regiões até então pouco exploradas pela marca.
Com a implantação de unidades franqueadas, esse crescimento se torna mais planejado e estruturado pois leva em consideração alguns pontos chave de sucesso do negócio, como o perfil do franqueado que deve ser desenhado pela franqueadora e, claro, o fato de o franqueado ser dono do próprio negócio e ter a visão de que ele é o responsável por trazer resultado e fazer a unidade prosperar.
E isso muda tudo quando comparado com a abertura de filiais da empresa ou mesmo a atuação em canais de venda compartilhados como multimarcas no caso do varejo.
Cada franqueado buscará trabalhar para garantir o sucesso de sua operação e o resultado esperado, de acordo com o que foi planejado e investido para abertura do negócio.
A replicação de processos permite chegar mais longe com facilidade, pois a forma de operação replicada pela franqueadora funciona como uma receita de sucesso, que, se seguida à risca, tende a trazer menor risco para a operação do franqueado.
Além disso, garante um crescimento horizontal da rede, e com o passar do tempo, também vertical, uma vez que os franqueados existentes passam a adquirir novas unidades da marca – passando a operar múltiplos negócios.
Redução de custos
O chamado ganho de escala. Ao negociar para a rede como um todo, a negociação com os fornecedores fica otimizada, a marca passa a ter maior relevância no mercado e ganha em poder de negociação.
Os custos de aquisição de insumos, tecnologia, produção, e compras e etc ganha eficiência. E conforme a rede cresce, isso se torna ainda mais vital para o negócio. As redes de franquias representam redução de custos durante o crescimento.
Definição de padrões de atuação
Outro ponto que vale menção quando falamos das vantagens do sistema de franchising para o franqueador é a definição dos padrões de atuação local.
Isso serve tanto para aplicação da marca, portfólio de produtos e serviços, padrões de atendimento ao cliente, modelos de operação etc.
Uma rede de franquias representa também uma forma de replicar operações com a garantia de um padrão único e, que seja consistente em todas as unidades.
Assim, a empresa consegue criar uma reputação que se manterá em todos os mercados em que tiver atuação seja com unidades próprias ou unidades franqueadas. Isso gera a imagem positiva associada ao nome da marca e constrói um padrão que ajuda a destacar a organização em meio a concorrência.
Colaboração com franqueados
Ao trazer franqueados que atuam diretamente com o consumidor final e que tem atuação em diferentes mercados, o franqueador ganha em conhecimento do perfil dos clientes, da aceitação de produtos e serviços e ainda recebe insights poderosos de quem está na ponta da operação.
Muitas vezes as ideias e sugestões de franqueados podem ser implantadas e beneficiar a rede como um todo.
Entrada em novos mercados
Precisamos mencionar também o fato de que investir em franchising é importante para que a empresa entre em novos mercados e consiga de fato aumentar sua participação.
A partir do desenvolvimento de novos mercados por meio das unidades franqueadas, a marca passa a alcançar uma nova camada de consumidores e cria uma relação local e um senso maior de comunidade em torno da marca.
As unidades favorecem isso, pois mesmo estando geograficamente distantes da franqueadora, elas desenvolvem localmente a reputação da marca.
Cada uma tem a liberdade – seguindo os padrões de uso da marca definidos pela franqueadora – de desenvolver o marketing local, de acordo com os desafios e especificidades de cada região, por exemplo.
Diluir riscos trabalhistas
A lei de franquias determina de forma expressa que a relação de franquia não caracteriza relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.
Ou seja, mais uma vantagem para o franqueador, que tem sua marca representada localmente mas com menor risco para o negócio por não ter relação direta com as equipes da franquia.
Afinal, o franqueado assume a responsabilidade de desenvolvimento do negócio, todos os riscos operacionais e legais por ter autonomia para fazer a gestão, apesar de seguir padrões estabelecidos, garante menos responsabilidade e menos controle, ao mesmo tempo em que usufrui de crescimento, divulgação e replicação de seus valores.
Conclusão
Como foi visto neste conteúdo, são inúmeras as vantagens do sistema de franchising para o franqueador.
Esses pontos reforçam o quanto o franchising é um caminho interessante para a expansão dos negócios de forma estruturada e com menor investimento e riscos para a marca se feito de forma responsável e estruturada para a gestão da rede.
Para buscar apoio na jornada de se tornar um franqueador, converse com uma consultoria especializada como o Grupo BITTENCOURT.