Grupo Bittencourt
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Conheça já as vantagens do sistema de franchising para o franqueador

Entender os impactos desse novo modelo de expansão para a marca e a necessidade de estruturação da empresa para se tornar franqueadora é um bom ponto de partida. 

Criar uma rede de franquias é algo que agrega vários benefícios, mas que requer também uma série de ações e estratégias fundamentais. Por isso, é interessante entender esse fator e saber como planejar bem o processo de estruturação de uma franquia.

Entenda melhor o assunto e descubra as vantagens do sistema de franchising para o franqueador.

O que é franchising?

O franchising é uma estratégia de expansão em que uma marca, notadamente reconhecida e de sucesso no mercado, permite a exploração dessa marca (com padrões pré determinados) por terceiros em contrapartida do pagamento de taxas e royalties e com uma formalização contratual. 

Além disso, ela deve oferecer suporte e transferir o conhecimento para a operação e sustentabilidade do negócio em novos mercados por esses parceiros estratégicos.  

Esse processo culmina com a criação de uma rede de unidades independentes que comercializam produtos e/ou serviços delimitados e em mercados definidos pelas franqueadoras

Nesse sentido, cada unidade recebe o apoio e conta com a estrutura fornecida pela franqueadora, da marca.

O franchising é um modelo de expansão que permite que vários franqueados consigam abrir um negócio, a partir de um investimento inicial e de uma expectativa de lucratividade. 

Já para o franqueador, temos inúmeras vantagens que exploraremos com detalhes no próximo tópico.

Para que uma empresa franqueadora consiga sucesso em uma estratégia de franquias, é preciso ter uma marca forte e bem estruturada, processos padronizados com ótimos manuais de franquia, boa gestão de recursos humanos, suporte e estrutura e muito mais.

O Que E Franchising 1

Para chegar a bons resultados, é necessário fazer análises de viabilidade e das condições do negócio. O estudo de franqueabilidade considera justamente se a empresa é replicável, se os processos estão consistentes o suficiente e o potencial dos mercados-alvo.

Também é importante analisar os aspectos jurídicos relacionados, a relação com os franqueados e muito mais. 

Ou seja, em suma, para que aconteça de forma consistente e com maior chance de sucesso é recomendado que a empresa passe por um processo chamado de formatação de franquias para que todas as etapas necessárias à execução do modelo de franquias sejam pensadas e cuidadas de acordo com a visão de futuro e estratégia de cada empresa.

As vantagens do sistema de franchising para o franqueador

Como já falamos, são muitas ass vantagens do sistema de franchising para o franqueador. Vamos agora conferir quais são esses benefícios

Expansão rápida

Um dos pontos é justamente a expansão mais rápida. Para a franqueadora, investir na estruturação de uma rede de franquias é importante, pois ajuda a desenvolver o negócio de forma mais ágil e prática, com apoio de unidades descentralizadas e independentes. 

Com o investimento de terceiros, a marca ganha capilaridade com consistência, acelerando o processo de expansão, sem que seja necessário investimento próprio na abertura de novas unidades. 

Ou seja, o franchising é uma boa estratégia de crescimento  para expandir para regiões até então pouco exploradas pela marca. 

Com a implantação de unidades franqueadas, esse crescimento se torna mais planejado e estruturado pois leva em consideração alguns pontos chave de sucesso do negócio, como o perfil do franqueado que deve ser desenhado pela franqueadora e, claro, o fato de o franqueado ser dono do próprio negócio e ter a visão de que ele é o responsável por trazer resultado e fazer a unidade prosperar. 

E isso muda tudo quando comparado com a abertura de filiais da empresa ou mesmo a atuação em canais de venda compartilhados como multimarcas no caso do varejo. 

Cada franqueado buscará trabalhar para garantir o sucesso de sua operação e o resultado esperado, de acordo com o que foi planejado e investido para abertura do negócio.

A replicação de processos permite chegar mais longe com facilidade, pois a forma de operação replicada pela franqueadora funciona como uma receita de sucesso, que, se seguida à risca, tende a trazer menor risco para a operação do franqueado.

Além disso, garante um crescimento horizontal da rede, e com o passar do tempo, também vertical, uma vez que os franqueados existentes passam a adquirir novas unidades da marca – passando a operar múltiplos negócios.

Redução de custos

O chamado ganho de escala. Ao negociar para a rede como um todo, a negociação com os fornecedores fica otimizada, a marca passa a ter maior relevância no mercado e ganha em poder de negociação. 

Os custos de aquisição de insumos, tecnologia, produção, e compras e etc ganha eficiência. E conforme a rede cresce, isso se torna ainda mais vital para o negócio. As redes de franquias representam redução de custos durante o crescimento.

Reducao De Custos 1

Definição de padrões de atuação

Outro ponto que vale menção quando falamos das vantagens do sistema de franchising para o franqueador é a definição dos padrões de atuação local. 

Isso serve tanto para aplicação da marca, portfólio de produtos e serviços, padrões de atendimento ao cliente, modelos de operação etc.

Uma rede de franquias representa também uma forma de replicar operações com a garantia de um padrão único e, que seja consistente em todas as unidades.

Assim, a empresa consegue criar uma reputação que se manterá em todos os mercados em que tiver atuação seja com unidades próprias ou unidades franqueadas. Isso gera a imagem positiva associada ao nome da marca e constrói um padrão que ajuda a destacar a organização em meio a concorrência. 

Colaboração com franqueados

Ao trazer franqueados que atuam diretamente com o consumidor final e que tem atuação em diferentes mercados, o franqueador ganha em conhecimento do perfil dos clientes, da aceitação de produtos e serviços e ainda recebe insights poderosos de quem está na ponta da operação. 

Muitas vezes as ideias e sugestões de franqueados podem ser implantadas e beneficiar a rede como um todo.

Entrada em novos mercados

Precisamos mencionar também o fato de que investir em franchising é importante para que a empresa entre em novos mercados e consiga de fato aumentar sua participação. 

A partir do desenvolvimento de novos mercados por meio das unidades franqueadas, a marca passa a alcançar uma nova camada de consumidores e cria uma relação local e um senso maior de comunidade em torno da marca. 

As unidades favorecem isso, pois mesmo estando geograficamente distantes da franqueadora, elas desenvolvem localmente a reputação da marca. 

Cada uma tem a liberdade – seguindo os padrões de uso da marca definidos pela franqueadora – de desenvolver o marketing local, de acordo com os desafios e especificidades de cada região, por exemplo.

Diluir riscos trabalhistas

A lei de franquias determina de forma expressa que a relação de franquia não caracteriza relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento. 

Ou seja, mais uma vantagem para o franqueador, que tem sua marca representada localmente mas com menor risco para o negócio por não ter relação direta com as equipes da franquia.

Afinal, o franqueado assume a responsabilidade de desenvolvimento do negócio, todos os riscos operacionais e legais por ter autonomia para fazer a gestão, apesar de seguir  padrões estabelecidos, garante menos responsabilidade e menos controle, ao mesmo tempo em que usufrui de crescimento, divulgação e replicação de seus valores. 

Entenda como garantir um processo eficiente de formatação de franquias para obter sucesso em seu projeto de expansão!

Conclusão

Como foi visto neste conteúdo, são inúmeras as vantagens do sistema de franchising para o franqueador. 

Esses pontos reforçam o quanto o franchising é um caminho interessante para a expansão dos negócios de forma estruturada e com menor investimento e riscos para a marca se feito de forma responsável e estruturada para a gestão da rede

Para buscar apoio na jornada de se tornar um franqueador, converse com uma consultoria especializada como o Grupo BITTENCOURT.