O investimento em franquias é uma estratégia que traz muitos benefícios e um suporte consistente ao crescimento das companhias. Desse modo, pode ser um aliado para a expansão segura, de acordo com os objetivos traçados.
Contudo, é importante que isso seja bem feito, a partir de uma boa avaliação de ações mais efetivas, uma boa formatação, o cuidado com as questões legais e a gestão devida da rede de franqueados.
Por isso, vale entender um pouco mais como começar nesse universo e como tomar as melhores decisões.
Investimento em franquias: vale a pena transformar minha empresa em uma franqueadora?
O investimento em franquias é justificado pela possibilidade rápida de crescimento. É possível expandir para regiões até então pouco exploradas, a partir do investimento e da dedicação dos franqueados em uma rede.
A empresa passa a contar com uma outra frente de negócio, um novo core business que é o de ser franqueadora – e isso implica em oferecer suporte estruturado para a rede de franquias, além de buscar a expansão da marca para novos mercados e aumentar a sua representatividade.
O franchising é uma ótima forma de proporcionar produtos e serviços de qualidade da sua marca nas mais diferentes regiões do país, além de ter um modelo de negócios único e com potencial de resultado tanto para o franqueador quanto para o franqueado.
Franqueadores têm receita adicional em relação aos negócios independentes pois são remunerados pelos franqueados pelo uso da marca e pelo suporte prestado ao longo do contrato, além de, em alguns casos, serem os fornecedores principais de seus franqueados.
Outro benefício é que a marca, com maior visibilidade no mercado, consegue atrair melhores profissionais e reter mais talentos que veem o crescimento do negócio como possibilidade de ascensão profissional. O crescimento com as franquias é uma vantagem se comparado com o crescimento orgânico, como o investimento em lojas próprias, por exemplo. Nesse caso, o esforço da empresa é muito maior, em contratações de pessoas, em gestão de processos, em consolidação e reputação da marca e outros aspectos do negócio.,
A expansão com terceiros acaba por si só sendo um grande aprendizado para a marca que inclui a expertise de outros empresários e as visões do negócio em diferentes mercados, o que permite um aprendizado acelerado em torno da aceitação e necessidade de adaptaçao para diferentes cenários.
O investimento em franquias, por sua vez, compensa porque os franqueados buscam o próprio crescimento e, consequentemente, ajudam a expandir a marca. É uma relação de interdependência em que o franqueador oferece a reputação da marca, enquanto os franqueados são responsáveis por operar as lojas em expansão.
Além disso, atuar no franchising pressupõe um modelo de negócio escalável. A gestão consistente dos franqueados facilita a entrada de novos franqueados, o que torna o crescimento da rede ainda mais rápido.
Tantos benefícios, implicam também em uma série de cuidados. O processo de se tornar uma empresa franqueadora exige preparo, investimento e uma boa dose de responsabilidade.
O que é uma franqueadora?
Uma franqueadora é a empresa detentora da marca e que oferece o seu direito de uso e um pacote de benefícios a uma rede franqueada, em troca de uma remuneração periódica, os royalties, e pelo suporte oferecido pela franqueadora.
O franqueador é o responsável por desenvolver a marca, o modelo de negócios, suportar o crescimento da rede de franquias, oferecendo o suporte e as ferramentas necessárias de forma a permitir que os franqueados tenham sucesso ao investir nele.
A partir desse modelo, o franqueador tem a possibilidade de obter resultado com o recebimento de royalties e outras taxas coletadas da rede de franquias.
Ou seja, é uma forma de abrir unidades independentes, mas que ainda conversam entre si e dependem da empresa maior.
Franquia x Franqueadora: Quais as diferenças?
Vamos entender um pouco mais sobre as diferenças entre esses dois conceitos.
Franquia
Uma franquia é a unidade aberta em uma rede de franquias, controlada por um empreendedor franqueado. Ou seja, é uma empresa independente que opera segundo as regras e padrões de uma empresa franqueadora.
O franqueado recebe o direito de uso da marca e outros ativos do franqueador para operar uma unidade franqueada.
Pense em uma grande corporação no setor de alimentação, como o McDonald’s, por exemplo. Uma franquia seria uma loja do McDonald’s aberta em uma certa região que trabalha com os direitos da organização para vender. O resultado do negócio é do franqueado, que tem a obrigação contratual de remunerar o franqueador a partir das taxas predefinidas.
Franqueadora
A franqueadora é a empresa que dá o suporte para uma rede de franquias e que oferece, sobretudo, o nome e a estrutura da marca. É uma empresa com uma certa reputação consistente que permite replicar seus processos e modos de operação em várias unidades.
Enquanto a franquia é a unidade local, por exemplo, que opera de modo independente e pertence a um empreendedor franqueado, a franqueadora é a empresa detentora da marca.
Descubra quais são as responsabilidades de uma franqueadora
Proteção da Marca
Proteger a marca, aplicando políticas e padrões rígidos estabelecidos contra o uso não autorizado e desvios do guideline da marca.
Uma franqueadora deve definir as políticas e os critérios para que empreendedores ingressem em uma rede de franquias. É preciso estipular as regras de utilização da marca, por exemplo, o que inclui formas de aplicar logomarcas e design, bem como posicionamento.
Desenvolvimento de Capacitação e Treinamento
Desenvolver um programa de capacitação em torno do negócio, de como operar e utilizar as melhores práticas para que a unidade franqueada prospere e as equipes estejam prontas para trabalhar em sua melhor forma.
É também dever da franqueadora capacitar os franqueados com relação a regras e com relação ao negócio em si. Todo o know-how associado com a forma como a franqueadora se mostra no mercado deve ser transmitido para os franqueados.
Os manuais podem ajudar nessa questão, como documentos indispensáveis que são usados pelos franqueados como base para operar a unidade franqueada.
Suporte e Acompanhamento
É preciso também acompanhar o desempenho das franquias e prestar o devido apoio para que cada unidade alcance seus objetivos. Ou seja, isso também inclui oferecer consultores de campo/negócios capacitados para avaliarem o negócio e traçarem juntos planos de ação estruturados para o atingimento das metas e objetivos desenhados em conjunto.
Marketing e Divulgação
Desenvolver uma estratégia de marketing institucional que ajude na promoção da marca em todos os mercados em que atua e oferecer o suporte necessário para a criação de ações de marketing local pelos franqueados e que possam favorecer a unidade.
Abastecimento
Nos casos em que a franqueadora é também fornecedora da rede, a capacidade de abastecer as unidades também é dever da franqueadora. Garantir que as unidades tenham produtos na quantidade e tempo certos para não prejudicar seu resultado.
Desenvolvimento constante do negócio
Identificar e desenvolver novas oportunidades de negócios para a rede de franquias, oferecer novos modelos, novas marcas, novos produtos e inovação constante para a evolução da marca e de suas operações franqueadas. Como transformar sua empresa em uma franqueadora?
Um dos processos indispensáveis na hora de transformar uma empresa em uma franqueadora é a formatação das franquias.
Consiste em uma série de ações e ferramentas que ajudam a preparar a empresa para ser um modelo replicável, capaz de agregar várias franquias com sucesso.
Por meio de um estudo de viabilidade e franqueabilidade, são analisadas as reais condições de uma marca tornar-se franqueadora sob o ponto de vista financeiro e de capacidade de suportar as unidades.
A produção dos manuais da franquia também são etapas fundamentais para quem vai operar uma unidade, pois descreve as operações, forma de administração, gestão do marketing, e outros aspectos do negócio. Ele tangibiliza para o franqueado todo o conhecimento que ele deve ter para ter sucesso em sua unidade.
O contrato de franquia também deverá ser desenvolvido para estabelecer a relação entre o franqueador e cada franqueado. O contrato de franquia especificará o prazo da franquia, o pagamento de royalties ao franqueador e outros termos e condições relacionados ao relacionamento da franquia.
É recomendável que cada franqueado trabalhe para desenvolver um plano de negócios para sua localidade e que desenhe seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazos a fim de acompanhar e gerir melhor seus resultados.
O franchising oferece diversos benefícios, como maior visibilidade da marca, ampliação da base de clientes e acesso a novos mercados, porém exige preparo e dedicação. Se bem executado, traz inúmeros benefícios para a marca, para o franqueador e também para o franqueado.
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Conclusão
O investimento em franquias pode ser crucial para trazer os resultados de crescimento que a empresa precisa.
Nesse sentido, é importante saber como ajustar o negócio para identificar se existe a viabilidade de operação com o sistema de franquias
com uma empresa especializada.
Conte com o apoio estratégico de quem sabe orientar a sua empresa em sua jornada de ingresso no universo do franchising. Conte com o Grupo BITTENCOURT.