Se você ainda está achando que Inteligência Artificial está distante do seu negócio, é bom saber que quem está ficando distante da realidade é o seu negócio.
Explico por quê. Apesar da IA estar no mapa das tendências há alguns anos, somente agora ela está sendo efetivamente aplicada nas mais diferentes frentes com apoio do machine learning (que de fato aprende e evolui) e o grande diferencial, está democratizada.
Não é mais algo de grandes corporações ou gigantes da tecnologia. É real, acessível e já está sendo utilizada para que as equipes ganhem eficiência em seu dia a dia.
Se você estiver atento ao que está borbulhando em torno da IA, você certamente já tem uma gama de ferramentas para testar e colocar à prova. São muitas e com as mais diferentes aplicações – desde geração de imagens exclusivas, textos e respostas a comandos cada vez mais específicos.
A IA generativa é que mais tem deslumbrado os executivos dos mais diferentes mercados, inclusive do franchising. Ela é capaz de criar conteúdo original, como imagens, textos, músicas e além.
O ChatGPT (a mais difundida até o momento) levou apenas 2 meses para atingir 100 milhões de usuários. O Instagram, por exemplo, levou 2 anos e meio para atingir a mesma marca. E por isso, realmente a afirmação de que é uma tecnologia democratizada é real. Apesar de sua base de dados ser referente a 2021, a quantidade de informações é tão grande que ela oferece respostas precisas e continua aprendendo com as interações com os usuários.
Um dos principais benefícios da IA no franchising é a capacidade de personalizar os esforços de marketing e vendas, usando análise de dados para atingir os clientes certos no momento certo.
A IA também pode ajudar os franqueados na geração de leads, simplificando o processo de vendas e fornecendo previsões de vendas mais precisas. Como? Utilizando o apoio da IA para criar mensagens realmente atrativas que irão engajar e ampliam a propensão de um candidato à franquia se interessar por uma marca.
A IA pode ser usada para automatizar tarefas rotineiras, liberando os franqueados para se concentrarem em atividades mais estratégicas. Um bom exemplo é a elaboração das análises de desempenho das franquias a partir de dados enviados pelas unidades e oferecer recomendações.
Da mesma forma, a criação de conteúdo para treinamentos se torna mais fácil e acelerada. Outro exemplo é a possibilidade de os franqueados responderem às avaliações dos clientes em redes sociais ou apps de recomendações de forma mais assertiva e menos emocional. Muitas vezes o franqueado não tem uma estrutura ou mesmo a expertise para fazer isso, e a IA pode dar um salto nesse retorno.
Já pensou na evolução do SAF? O serviço de atendimento ao franqueado ficará ainda mais eficaz e acurado. E principalmente rápido. Oferecendo respostas imediatas a dúvidas que muitas vezes podem ser essenciais para condução do negócio na ponta.
E para as áreas de RH, nunca ficou tão fácil escrever um job description e buscar candidatos que tenham fit com a oportunidade.
E num mundo em que a geração de conteúdo começa a ficar mais homogenia como as marcas vão se diferenciar? Com posicionamento, com adoção de pontos de vista claros. As avaliações humanas e emocionais não podem ser geradas por IA (pelo menos por enquanto!).
No entanto, há alguns riscos potenciais para o franchising com o uso da IA incluindo a necessidade de proteger a propriedade intelectual e questões de privacidade. Além disso, apesar de muito coerente as ferramentas atuais ainda erram. E ouvi esses dias uma frase que fez muito sentido: da mesma forma que as ferramentas tem acertado com convicção, elas também erram com convicção. Então uma dose de cautela é crucial. As marcas devem se manter atualizadas sobre a evolução da tecnologia da IA e participar de comunidades para se manterem informados.
Vale lembrar que isso é só o começo do que está por vir. Pela velocidade da adoção e da evolução da tecnologia as possibilidades serão infinitas. Aquela preocupação de que “será que meu negócio sobrevive à Inteligência Artificial?” A resposta é sim. Mas somente se o seu negócio souber fazer bom uso dela.
E a conclusão é simples. A IA oferece grandes oportunidades para o setor de varejo e franquias, e aqueles que a adotarem cedo terão uma grande vantagem competitiva.