O mercado de franchising é muito atraente para quem quer expandir e rentabilizar o negócio. Entretanto, para seguir por esse caminho é indispensável avaliar como e quanto custa formatar uma franquia.
Como todo grande investimento, a formatação de franquia exige cautela e análises estratégicas. Essas etapas garantem mais segurança ao negócio, mas também tornam a expansão mais custosa.
O que é a formatação de franquia?
A formatação de franquia é uma etapa inicial para negócios que almejam expandir por meio do modelo de franchising.
Na formatação de franquias estão inclusos todos os estudos prévios necessários para verificar a viabilidade de replicabilidade das operações e know-how, bem como a rentabilidade do negócio.
Assim, o primeiro passo é um estudo de franqueabilidade que identifica se a marca está pronta para esse processo de expansão.
Em uma etapa posterior, formatar uma franquia vai consistir no mapeamento dos processos e operações para avaliar o potencial de replicabilidade, sendo possível ajustes para otimização e adequação às especificidades do modelo de franquia.
A formatação de franquias também inclui etapas de adequação jurídica, como elaboração de contratos, licenças, etc.
Portanto, a formatação de franquia é o desenho de toda a estrutura do modelo de negócio da franqueadora e que será replicado pelos franqueados para garantir a escalabilidade sem perder a padronização da marca.
Etapas e custos ao formatar uma franquia
Idealmente, a etapa de formatar uma franquia deve ser executada por uma equipe especializada multidisciplinar que vai focar nas diferentes demandas desse projeto, como:
- estudos de viabilidade e franqueabilidade;
- mapeamento e padronização dos processos da empresa;
- adequação jurídica;
- elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF);
- elaboração de documentos norteadores, incluindo plano de negócios, manuais de operação, de uso de imagem e outros;
- treinamento dos franqueados.
Todas essas etapas demandam investimento, ainda assim, os custos podem variar de acordo com aspectos como os objetivos da franqueadora, segmento de atuação, escala da operação e outros.
É importante considerar que esses são os custos relacionados apenas à etapa de formatar uma franquia e não exatamente de se estabelecer como uma franqueadora, o que vai demandar outros investimentos.
Quanto custa para transformar uma empresa em franquia?
Os custos para que uma empresa ingresse no modelo de franchising deverão incluir, além da formatação de franquia, componentes como:
- custos legais para regularização no novo modelo de negócio;
- time comercial específico para venda da franquia;
- ampliação do time de gestão de pessoas;
- ampliação do time de marketing que será responsável pela imagem de toda a rede franqueada;
- equipe de suporte e treinamento aos franqueados.
Portanto, o plano de expansão exige o crescimento da empresa em si, o que vai resultar em gastos indiretos relacionados à estruturação enquanto franqueadora responsável por outros negócios.
Como reduzir os custos durante o processo de franqueabilidade?
O primeiro aspecto imprescindível que os empresários devem ter em mente é que crescer é um projeto custoso – o que não significa que não valha a pena.
Dessa forma, um plano de expansão pelo modelo de franchising só deve ser considerado e colocado em prática quando a empresa está não apenas rentável, como tem um bom capital disponível para esse projeto.
Ainda assim é possível reduzir custos e a melhor forma de otimizar os investimentos da franqueadora é profissionalizar a formatação de franquias, ou seja, contratar uma consultoria especializada.
O know-how da consultoria especializada em franquias garante que o passo a passo desde a avaliação de franqueabilidade até a assinatura do primeiro contrato seja mais linear.
Isso significa menos gastos com refação de tarefas, multas por inadequação legal, erros procedimentais e operacionais e outros.
Outro ponto que vai evitar que a franqueadora perca dinheiro é um plano de franquia mais atraente e confiável para os possíveis empreendedores franqueados, o que resulta em mais interesse e investimentos na marca.
Portanto, ainda que muitas empresas acreditem que iniciar um plano de expansão por si mesma seja a opção mais econômica para crescer, trata-se de um equívoco, pois aumenta os gastos inesperados podendo, até mesmo, comprometer a estabilidade financeira e colocar todo o projeto em cheque.
O Grupo BITTENCOURT é especialista em planos de expansão e formatação de franquias. O know-how na área é garantido por uma equipe multidisciplinar apta a atender as diferentes necessidades da franqueadora no processo de adequação e expansão.
Portanto, para saber exatamente quanto custa para formatar uma franquia é indispensável contar com suporte especializado desde o início do projeto de franqueabilidade da empresa.