Entre em contato com o Grupo BITTENCOURT.
Últimos conteúdos
O mercado de franchising é muito atraente para quem quer expandir e rentabilizar o negócio. Entretanto, para seguir por esse caminho é indispensável avaliar como e quanto custa formatar uma franquia.
Como todo grande investimento, a formatação de franquia exige cautela e análises estratégicas. Essas etapas garantem mais segurança ao negócio, mas também tornam a expansão mais custosa.
A formatação de franquia é uma etapa inicial para negócios que almejam expandir por meio do modelo de franchising.
Na formatação de franquias estão inclusos todos os estudos prévios necessários para verificar a viabilidade de replicabilidade das operações e know-how, bem como a rentabilidade do negócio.
Assim, o primeiro passo é um estudo de franqueabilidade que identifica se a marca está pronta para esse processo de expansão.
Em uma etapa posterior, formatar uma franquia vai consistir no mapeamento dos processos e operações para avaliar o potencial de replicabilidade, sendo possível ajustes para otimização e adequação às especificidades do modelo de franquia.
A formatação de franquias também inclui etapas de adequação jurídica, como elaboração de contratos, licenças, etc.
Portanto, a formatação de franquia é o desenho de toda a estrutura do modelo de negócio da franqueadora e que será replicado pelos franqueados para garantir a escalabilidade sem perder a padronização da marca.
Idealmente, a etapa de formatar uma franquia deve ser executada por uma equipe especializada multidisciplinar que vai focar nas diferentes demandas desse projeto, como:
Todas essas etapas demandam investimento, ainda assim, os custos podem variar de acordo com aspectos como os objetivos da franqueadora, segmento de atuação, escala da operação e outros.
É importante considerar que esses são os custos relacionados apenas à etapa de formatar uma franquia e não exatamente de se estabelecer como uma franqueadora, o que vai demandar outros investimentos.
Os custos para que uma empresa ingresse no modelo de franchising deverão incluir, além da formatação de franquia, componentes como:
Portanto, o plano de expansão exige o crescimento da empresa em si, o que vai resultar em gastos indiretos relacionados à estruturação enquanto franqueadora responsável por outros negócios.
O primeiro aspecto imprescindível que os empresários devem ter em mente é que crescer é um projeto custoso – o que não significa que não valha a pena.
Dessa forma, um plano de expansão pelo modelo de franchising só deve ser considerado e colocado em prática quando a empresa está não apenas rentável, como tem um bom capital disponível para esse projeto.
Ainda assim é possível reduzir custos e a melhor forma de otimizar os investimentos da franqueadora é profissionalizar a formatação de franquias, ou seja, contratar uma consultoria especializada.
O know-how da consultoria especializada em franquias garante que o passo a passo desde a avaliação de franqueabilidade até a assinatura do primeiro contrato seja mais linear.
Isso significa menos gastos com refação de tarefas, multas por inadequação legal, erros procedimentais e operacionais e outros.
Outro ponto que vai evitar que a franqueadora perca dinheiro é um plano de franquia mais atraente e confiável para os possíveis empreendedores franqueados, o que resulta em mais interesse e investimentos na marca.
Portanto, ainda que muitas empresas acreditem que iniciar um plano de expansão por si mesma seja a opção mais econômica para crescer, trata-se de um equívoco, pois aumenta os gastos inesperados podendo, até mesmo, comprometer a estabilidade financeira e colocar todo o projeto em cheque.
O Grupo BITTENCOURT é especialista em planos de expansão e formatação de franquias. O know-how na área é garantido por uma equipe multidisciplinar apta a atender as diferentes necessidades da franqueadora no processo de adequação e expansão.
Portanto, para saber exatamente quanto custa formatar uma franquia é indispensável contar com suporte especializado de uma empresa de consultoria desde o início do projeto de franqueabilidade da empresa.




