A consultoria organizacional para empresas é uma ferramenta que pode atuar como um divisor de águas na condução de negócios.
Apesar da possibilidade de ser desenvolvida com um foco específico, a consultoria organizacional sempre vai visar a otimização, seja de processos, recursos ou equipe, além de ser voltada a uma atuação mais competitiva da marca.
Entender o potencial da consultoria organizacional é um primeiro passo para avaliar como essa ferramenta pode ser aplicada na realidade da sua empresa. Confira!
O que é consultoria organizacional?
A consultoria organizacional é um serviço prestado por um consultor/consultoria para uma empresa/cliente.
O objetivo é realizar uma avaliação diagnóstica completa da estrutura organizacional da empresa e propor um plano de ação focado em mudanças estratégicas de acordo com as oportunidades mapeadas.
A consultoria organizacional pode ser voltada à avaliação dos aspectos gerais da operação como um todo ou de setores específicos como marketing, financeiro, recursos humanos, logística etc.
Um diferencial importante da consultoria é ter um ou vários especialistas externos que vão prover uma visão diferenciada do negócio em relação aos gestores.
Assim, ao mesmo tempo que traz uma avaliação especializada e planos estratégicos e, portanto, com responsabilidade sobre o projeto, o consultor pode apenas orientar a empresa, sendo que a execução fica a cargo dos gestores e suas equipes.
Como funciona a consultoria organizacional?
Ainda que a consultoria organizacional possa ter diferentes objetivos e focos, o passo a passo para operacionalizá-la é semelhante.
Mapeamento do cenário
O primeiro passo de qualquer consultoria estratégica para empresas será o mapeamento do cenário atual do negócio para identificar processos, cultura organizacional, estabilidade financeira, procedimentos de qualidade, abastecimento e fornecedores etc.
Para ter uma visão completa da operação será necessário ter acesso às informações do negócio incluindo: relatórios financeiros, relatórios setoriais, política corporativa, treinamentos e capacitação, políticas de contratação, reclamações de clientes, guia de comunicação, guia de identidade visual e outros.
A consultoria também pode incluir entrevistas e conversas com os gestores e outros colaboradores, especialmente em empresas em que os processos não estão bem documentados.
Por fim, o consultor também precisa ter domínio sobre o mercado, pois é em relação às melhores práticas existentes do setor que serão identificadas as oportunidades no posicionamento comercial da marca.
Análise e diagnóstico
Com esse conjunto de informações sobre o contexto interno e externo da empresa é que a consultoria vai iniciar efetivamente a etapa de análise para traçar um diagnóstico sobre a estrutura organizacional da empresa.
Nessa etapa podem ser envolvidos profissionais com diferentes backgrounds, o que possibilita uma identificação mais precisa, ampla e contextualizada das oportunidades.
Também são usadas ferramentas organizacionais para compreensão do cenário, como: 5 Forças de Porter, Canvas, Análise SWOT, Análise PESTEL, Matriz BCG e outras.
As ferramentas empregadas na análise dependem diretamente de qual o foco da consultoria e quais recursos têm maior potencial no contexto observado.
Plano de ação
Apesar da importância do diagnóstico na consultoria organizacional, o produto final e mais importante da ferramenta é o plano de ação.
No diagnóstico é definido onde a empresa está e onde ela pode chegar. Para tal é estruturado um plano de ação em etapas para dar clareza e perspectiva aos gestores e equipes.
O plano de ação deve contemplar cada oportunidade mapeada, inclusive instruindo como um gargalo pode ser revertido e transformado em uma força na operação.
Com isso, o plano de ação é materializar os resultados da consultoria organizacional com sugestões e proposições que atingem exatamente os pontos centrais que precisam ser melhorados e otimizados.
O plano pode incluir desde uma reestruturação de processos como até um reposicionamento da marca no mercado, plano de expansão e reformulação do modelo de negócios, tudo depende da extensão da consultoria e, claro, do que a pesquisa dos consultores vai revelar.
Quais são os benefícios da consultoria organizacional?
A consultoria organizacional é uma ferramenta voltada à melhora do desempenho comercial da marca e para isso ela explora os riscos e oportunidades não aproveitadas que podem estar impactando os resultados.
Dessa forma, o principal benefício da consultoria é mapear as oportunidades do negócio e entregar um plano de como aproveitá-las considerando o contexto interno e externo. Outros benefícios incluem:
- otimização de processos;
- definição e clareza nos objetivos de curto, médio e longo prazo;
- definição de um organograma claro, com delimitação das hierarquias;
- estruturação e uniformização da cultura organizacional da empresa;
- aumento da produtividade das equipes;
- melhora do clima organizacional e maior abertura à transformação;
- definição de estratégias mais competitivas;
- melhora na comunicação e relacionamento com o cliente;
- elaboração de um plano de negócios sólido;
- definição de métricas de monitoramento de desempenho.
Portanto, os benefícios da consultoria organizacional são diversos, destacando que a ferramenta será personalizada às necessidades da empresa, o que garante um resultado mais satisfatório e realmente transformador.
Para que a consultoria organizacional promova os benefícios esperados e desejados é imprescindível contar com uma empresa especializada.
O Grupo BITTENCOURT é especializado em consultoria organizacional e efetua uma avaliação diagnóstica completa para elaboração de um Mapa de Oportunidades da empresa e o plano de ação para resultados mais consistentes.