As empresas Franqueadoras, já consolidadas que aprenderam a cultivar e manter um bom relacionamento com seus franqueados continuam dando certo
Independentemente do seu tempo no mercado estas empresas conseguiram estabelecer com os franqueados uma comunicação eficaz, uma política de avaliação de desempenho contínua e um relacionamento aberto e transparente com toda a rede, o que as diferenciam das demais empresas. O resultado dessa postura do Franqueador é a maior satisfação dos franqueados, fato que contribui de forma muito positiva com a imagem da marca e do conceito de negócio no mercado.
Além das atitudes citadas acima destacamos mais:
Investimentos em estrutura e capacitação
As empresas Franqueadoras devem estar preparadas para o grande desafio que a globalização impõe: competitividade acirrada e mercados sendo ocupados em tempos bem menores. A expansão com franquias proporciona aos empresários essa condição, porém exige: investimentos constantes na estruturação interna e capacitação de suas equipes e, capacitar e assessorar os franqueados da rede para a obtenção dos melhores resultados. Esse conjunto de atitudes torna o caminho mais curto e duradouro para o sucesso, sustentabilidade e competitividade do negócio no mercado.
Agregar competências externas, internamente
Agregar mais competência internamente – principalmente para assimilar a cultura de gestão de redes de negócios. O franqueador precisa ter claramente identificado quais são as limitações de sua equipe e, ser pró ativo no sentido de contratar profissionais ou consultorias especializada para suprir estas deficiências e, com isso, eliminar o risco de conflitos e desgastes com a rede por falta de conhecimento e preparo.
Manter-se informado
O Franqueador, como qualquer outro empresário, para manter-se competitivo no mercado e inovar sempre, deve estar ligado ao que acontece no mundo, deve conhecer outros mercados. Hoje ele tem condições de fazer isso dentro de seu próprio escritório utilizando a internet – uma das melhores ferramenta de informação e, através de sua própria equipe.
Realizar pesquisas e incentivar a inovação e criatividade
Deve aplicar pesquisas de satisfação com seus clientes, franqueados e fornecedores; além de promover workshops com os profissionais da rede de franquias para incentivar a criatividade e inovações para o negócio.
Cuidar bem da rede franqueada
Outro fator de fundamental importância é cuidar bem da rede, com programas de acompanhamento da gestão e da performance de cada unidade, contribuindo de forma efetiva para que os franqueados obtenham os resultados projetados e se tornem os maiores divulgadores e defensores da marca e do sistema de franquias que fazem parte.
Finalizando o empresário que pensa em expandir seu negócio utilizando o sistema de franquia, deve ter em mente que vai precisar manter um relacionamento muito próximo e transparente com seus franqueados e eliminar de vez o conceito de que “o segredo é a alma do negócio”, com franquias o conceito deve ser o de ensinar o caminho das pedras, para o bem do negócio.
*Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo BITTENCOURT