O e-commerce brasileiro deverá faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, alta de 20,9% ante o acumulado de 2017, aponta o E-Consulting.
As cifras superam as expectativas da consultoria, que desde 2015 observa no comércio eletrônico nacional registros estáveis ou quedas do indicador, que chegaram a ultrapassar a casa dos 2%. De acordo com eles, entre as causas que contribuem para o reaquecimento do ecommerce neste ano são as ações de operadoras de telefonia e meios de pagamentos para estimular o consumo e o pagamento via internet.
Segundo a pesquisa, 23,5% das transações financeiras online serão via plataformas mobile. “O crescimento exponencial se dá por um esforço conjunto entre operadoras, meios de pagamentos, varejistas e o próprio consumidor, que enxerga cada vez mais comodidade e segurança”, diz o CEO da E-Consulting, Daniel Domeneghetti.
A expectativa é que, em 2018, 84% dos brasileiros realizem pagamentos por meios online. Dentre as principais razões do consumidor usar as plataformas eletrônicas estão comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade na hora do pagamento (26%).
A pesquisa também aponta que a previsão do tíquete médio de compras do brasileiro aumentou e será a maior dos últimos cinco anos. Segundo a consultoria, o cliente virtual estará disposto a gastar R$ 319 em 2018, R$ 6 a mais do que em 2017, que foi R$ 313 e R$ 13 a mais do que 2015.
A previsão é que os itens de saúde e beleza sejam os mais vendidos, sendo 22% do total de transações. Seguido por, moda e acessórios (18%) e eletrodomésticos e produtos de informática (17%).