Grupo Bittencourt
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Mercado começa a se preparar para conquistar a geração Z

Grupo é o primeiro de nativos digitais e será a principal base de consumidores em 2030. Eles não acreditam em um mundo sem falhas

As mudanças de geração estão realmente ocorrendo em ritmo acelerado. O mercado mal processou o perfil da geração Y, ou os famosos millenials, e já precisa começar a se preparar para os próximos consumidores, a geração Z, aqueles nascidos entre 1995 e 2009. Como a geração Z se tornará cada vez mais influente, as empresas precisam estar preparadas e torná-los parte de sua estratégia de negócios.
O que se sabe é que os Zs, a primeira geração de nativos digitais, mantêm a renda limitada como os millenials. Mas, em 2030, serão a maioria entre os consumidores. Eles são mais engajados socialmente, têm mente aberta, são pragmáticos e individualistas. Para conquistá-los, as marcas devem apostar em autenticidade, tecnologia e igualdade social, de acordo com a Euromonitor.
As principais características da geração Z:
Geracao Z1. A renda hoje é menor do que as outras gerações, mas seu poder de compra não deve ser subestimado. Adolescentes e jovens adultos são muitas vezes uma prioridade de gastos para as famílias, enquanto eles também têm influência significativa nas decisões de compra da família.
2. Enquanto os millennials cresceram com computadores em suas casas, a geração Z é a primeira geração nascida em um mundo digital. Com essa habiliade, eles esperam que as marcas atuem também como nativos digitais, criando uma experiência semelhante e unificada em lojas, dispositivos digitais e móveis.
3. São consumidores pragmáticos e cautelosos. Eles preferem produtos que oferecem valores e refletem a vida real. A Z está interessada em inovação e empreendedorismo, e procura produtos para capacitá-los e ajudá-los a expressar sua individualidade.
4. A geração Z é a mais diversa democraficamente, adaptável, aberta e socialmente responsável. Tem o discurso de “tornar o mundo um lugar melhor”. Para ganhar respeito e lealdade desse grupo, as marcas precisam mostrar seus compromissos e criar um modelo de negócio baseado na sustentabilidade, igualdade e aceitação.
E a melhor forma de atingi-los:
Qualidade + autenticidade
– Qualidade realmente importa para uma geração seletiva em suas decisões de compra
– Criação de produtos com personalidade por meio de um design único, inovação, tecnologia e oferta de soluções.
– Produtos e o marketing devem refletir mais a realidade do que a perfeição. A geração Z não é impactada por uma imagem projetada de um mundo perfeito e sem falhas.
– Considere relacionar seus produtos mais com os influenciadores do Instagram ou estrelas do YouTube do que celebridades
Empoderamento
-Marcas deveriam permitir que os Zs possam co-criar ou personalizar e ter mais controle sobre os produtos, já que a geração não quer ser definida por nenhuma marca que não seja a dela própria. Eles buscam por produtos que os ajudem a expressar a sua individualidade.
-Foco em produtos de valor de longa duração e investimentos inteligentes terão mais apelo com essa geração de pragmáticos.
Estratégias digitais
-Agir como um nativo digital é a chave para mirar na geração Z: marqueteiros devem criar experiências similares, unificadas pela loja física, digital e móvel.
-Usar diferentes redes sociais para criar uma presença com a qual os Zs possam se engajar.
-Conteúdo rápido e visual é o que captará a atenção da geração Z: as marcas devem se comunicar por meio de mensagens rápidas, diretas ao ponto e visuais.
Responsabilidade Social
Marcas e lojas precisam demonstrar seus verdadeiros compromissos em fazer do mundo um lugar melhor. A responsabilidade social corporativa deve ser expandida, por exemplo, de uma ação de redução de emissões de carbono para um modelo de negócios construído em igualdade, inclusão e aceitação.
Fonte: Época Negócios