Business Synergy e o Franchising do Bem.
Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse mês que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo que ao longo dos anos tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.
Esse ano em especial, fico feliz ao ver que um movimento que sempre observava no mercado de franquias americano ganhar corpo no franchising nacional. Franqueadores experientes estão abrindo as portas de suas sedes para receberem outros empresários do setor para compartilharem experiências e o know how que agregaram ao longo dos anos na gestão de suas redes de franquias.
Essa satisfação pessoal vem do fato de que sempre que visitamos a Convenção da IFA (International Franchise Association) nos Estados Unidos ou outro evento internacional, vemos franqueadores compartilhando desafios e experiências reais com outros empresários do setor sendo que muitas vezes isso ocorre de maneira bastante fluida mesmo entre concorrentes. Aqui no Brasil, esse movimento sempre foi muito sutil, havia sempre o receio de compartilhar demais, dizer demais, e com isso perder algum espaço no mercado. Afinal, em boca fechada não entra mosquito, não é mesmo?
Não, não é!
No mundo conectado e na chamada era do acesso em que vivemos hoje, já não cabe achar que alguém detém com exclusividade alguma informação, ou conteúdo. Desde que as plataformas open source para cocriação e colaboração ganharam força, ficou mais evidente que se manter isolado e levantar muros para se proteger não trazem benefício algum. Quem consegue transpor essa barreira ganha e muito. Ganha em colaboração, construção conjunta, cocriação, inovação e por que não, velocidade.
E é isso que tem acontecido no franchising nos últimos anos. Uma sinergia maior entre os negócios para a construção do que muitos tem chamado de “franchising do bem”. A união entre os empresários do sistema de franquias para construírem efetivamente um setor mais forte e consolidado, com boas práticas implantadas e profissionalização, evitando a proliferação de aventureiros que denigrem o setor e o modelo de negócios de franquias.
Ao longo dos anos como consultores, sempre estimulamos esse processo de colaboração. Clientes recém ingressos no franchising desejavam trocar experiências com quem já havia trilhado seu caminho de sucesso no setor. E sempre fomentamos esses encontros entre redes consolidadas e novatas. O resultado sempre foi engrandecedor. Quem ensina acaba com a sensação de que o bem e satisfação pessoal que recebeu foi muito maior do que a contribuição dada. Quem teve a oportunidade de aprender, sai mais seguro e confiante dos passos que deve dar e, nós como consultores, saímos certos de estarmos fazendo valer o nosso papel nesse ecossistema. Sinergia pura!
Esse ano a ideia foi elevar o patamar e começar a oferecer de forma estruturada para o mercado o que fazíamos pontualmente. Junto com a ABF o Grupo BITTENCOURT está organizando visitas técnicas a operações de varejo e franquias consolidadas. Grupos de 20 pessoas terão a oportunidade de conhecer de perto a gestão de marcas ícones do segmento, acompanhados por consultores e por executivos das marcas anfitriãs durante a ABF Franchising Week.
Se estamos animados com isso? Muito! Temos a certeza de que estamos contribuindo com o desenvolvimento do nosso país e do sistema que desenvolvemos há mais de 30 anos.
Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo BITTENCOURT