Para quem quer se manter relevante no mercado, o desenvolvimento de um mapa de oportunidades é uma ótima estratégia..
Mas afinal, o que é o mapa de oportunidades?
Ele é uma metodologia exclusiva desenvolvida pelo Grupo BITTENCOURT, que consiste em uma avaliação diagnóstica completa da empresa, desde a sua estrutura, cultura, processos, tecnologia adotada e pessoas.
Tudo com o propósito de desenvolver um plano de ação para a implantação das mudanças necessárias para a sustentabilidade da companhia.
Assim, a ideia é mapear oportunidades não exploradas pela empresa e que podem alavancar resultados tanto pelo ganho de eficiência operacional, quanto pela identificação de novas oportunidades a serem exploradas pela companhia e que, de fato, podem se tornar uma nova fonte de receita e muitas vezes um novo negócio.
Tudo isso é feito por meio de um levantamento com as diferentes áreas da companhia, com uma imersão bastante criteriosa e que aprofunda o conhecimento nos aspectos fundamentais de sustentação dos negócios e que geram insights poderosos.
E com esses insights, ajustamos a rota e o desenvolvimento de novas oportunidades, seja no mesmo mercado de atuação da companhia ou em novos mercados e segmentos de atuação
Então, se hoje as suas dúvidas são sobre como fazer um mapa de oportunidades, a sua importância e o que fazer com ele, basta seguir a leitura conosco que esclarecemos todos esses pontos neste artigo!
O que é mapa de oportunidades?
O mapa de oportunidades é uma ferramenta que auxilia na busca de novas oportunidades de mercado para a companhia e que é feito por meio de um trabalho criterioso de aprofundamento no negócio do cliente e em seu mercado de atuação.
Além do mais, quando executado por nós, ele é aliado ao conhecimento acumulado em mais de 3 décadas de mercado do Grupo BITTENCOURT, que acompanha tendências e estuda inovação em todo o mundo.
E ter novas oportunidades de desenvolvimento de negócio e, consequentemente, de geração de resultados, é algo desejado pela grande maioria das empresas.
Então, saber usar as estratégias que o mapa propõe tem ligação direta com o ganho de eficiência, melhoria de processos e de inovação.
Por que é importante entender os gaps e oportunidades de desenvolvimento de um negócio?
Entender as dificuldades e oportunidades de desenvolvimento de um negócio é importante porque o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas que não buscam renovação e inovação perdem relevância.
O que fazer com o mapa de oportunidades?
Após finalizar o mapa de oportunidades, o primeiro passo é priorizar os planos que serão colocados em prática, avaliar complexidade e timing de execução visando fazer a empresa crescer.
A partir disso, é preciso criar um processo de planejamento e principalmente de acompanhamento da execução e dos resultados que estão sendo alcançados.
Os projetos precisam sair do papel para a transformação acontecer e isso pode ser feito criando ‘squads’ que sejam responsáveis por levar todo o projeto adiante, além de ter uma cultura de prestação de contas, duas boas estratégias para a execução acontecer.
Como dissemos, essa é uma estratégia que pode colocar a empresa em outro patamar e que exige uma equipe qualificada e com repertório para realmente trazer a inovação para o negócio.
Quer colocar o mapa de oportunidades em prática e garantir que a sua empresa irá se manter relevante e sustentável ao longo do tempo?
Conclusão
Com esse artigo, a nossa missão era ajudar você a entender que um mapa de oportunidades é uma ferramenta que auxilia na busca de novas oportunidades para desenvolvimento do seu negócio.
Assim, explicamos que por meio dele você consegue identificar algumas dores dos consumidores e do seu time interno para desenvolver novas oportunidades – seja em ganho de eficiência ou de inovação no seu modelo de negócio.