Normalmente quando as empresas aderem ao sistema de franchising, elas criam sua própria estrutura de expansão.
Entendemos que esse é o caminho natural das coisas. Porém, dependendo das metas traçadas pelo franqueador, este processo pode ser uma arma contra a própria marca.
A pressão por abertura de novas unidades pode deixar de lado aspectos importantes dos processos, como seleção criteriosa e escolha do franqueado com perfil adequado para operar o negócio.
Muitos franqueadores já perceberam o quanto é importante uma seleção criteriosa e imparcial. Nesse sentido, a contratação dos serviços de uma consultoria especializada para realizar sua expansão tem sido o caminho.
A consultoria ajuda a definir o que é importante analisar antes da expansão de uma rede.
A seguir, vamos discorrer um pouco sobre esse tema.
O que deve-se levar em conta na hora de expandir uma rede?
No momento de expandir uma organização para desenvolver uma rede de franquias, é preciso atentar para alguns fatores. Um deles é a estrutura do negócio, que deve ser ajustável e replicável.
É preciso garantir que a empresa esteja pronta para dar suporte aos franqueados, com padronização das estratégias, controle da comunicação e controle do posicionamento/branding.
Antes de tudo, porém, é fundamental considerar uma análise de franqueabilidade: a avaliação estratégica que determina se uma organização pode ter sucesso em um modelo de expansão.
Esse estudo deve indicar as possibilidades positivas, as oportunidades de rentabilidade, e os riscos associados. Também ajuda a esclarecer mercados possíveis de atuação (o que, inclusive, pode ser feito com um estudo de geolocalização).
Ademais, outros fatores para analisar na hora da expansão de negócios: uma boa avaliação dos aspectos jurídicos mais pertinentes, estrutura para treinamento para franqueados, comunicação franqueador-franqueado, etc.
Em suma, é preciso ter: estrutura, gestão de pessoas, organização, suporte, tecnologia e a mentalidade ideal para gerenciar a expansão de uma rede.
Como mencionamos, é necessário tomar cuidado para evitar pressa também. O ideal é entender cada situação em específico, saber lidar com as peculiaridades de cada contexto e trabalhar com foco em resultados.
Como realizar a expansão da rede de forma estratégica?
Vamos então detalhar alguns pontos de uma expansão de rede estratégica e bem direcionada.
Inicialmente, podemos destacar uma sequência-padrão de passos: ter um bom plano de expansão, escolher bem os franqueados e capacitá-los, analisar o desempenho e monitorar as franquias.
Além disso, temos outros pontos que merecem alguns parágrafos.
Engajamento da liderança e dos franqueados
Para um processo de expansão de uma rede, o ideal é garantir o engajamento e a participação ativa de todos. Especialmente, dos líderes e dos franqueados, que são figuras-chave no processo.
Os líderes de gestão da franqueadora devem encabeçar os projetos de expansão, trabalhando juntos com a consultoria especializada para garantir o sucesso.
É preciso ter a mentalidade focada nos objetivos e em ajudar os franqueados com o que for necessário, sempre prezando pela consistência da marca também.
Por outro lado, os franqueados devem ter a segurança e a confiança de que conseguirão a lucratividade desejada.
Expansão de uma rede em um processo de franchising é, sobretudo, vender muito bem sua marca para seus franqueados e convencê-los de que a parceria será bem-sucedida.
Desenvolver barreiras de saída
As chamadas barreiras de saída incluem o poder do branding, a capacidade da marca de gerar inovação e se adaptar ao mercado de forma flexível, o potencial de crescimento, a qualidade do suporte, etc.
São fatores e aspectos determinantes que impedem que franqueados saiam da rede e desistam da parceria. Assim, é como uma estrutura que mantém os parceiros sempre perto, com a devida confiança de que conseguirão alcançar seus objetivos.
Consultoria especializada
A empresa contratada passa a ser o canal entre a franqueadora e o mercado, para a busca e qualificação dos candidatos.
Ela tem um compromisso com cumprimento das metas traçadas pelo franqueador e ainda identifica o real potencial do futuro franqueado/investidor para o negócio.
A satisfação com os resultados dessa terceirização — tanto do franqueado, quanto do franqueador — tem demonstrado que a prática é saudável e gera benefícios para a rede e para o negócio como um todo.
Dentre os vários serviços oferecidos por uma consultoria especializada, a expansão é a menina dos olhos, pois é nesse momento que os sonhos tornam-se realidade, com a consultoria fornecendo elementos para ajustar o processo de seleção e tornando-o cada vez mais assertivo.
Para que os franqueadores tenham uma expansão sustentada, entendemos ser necessário ter:
- em primeiro lugar: um excelente projeto do negócio;
- em segundo: os números projetados devem ser adaptáveis à realidade e potencial da praça que será comercializada cada unidade;
- e em terceiro: o processo de seleção tem que ser capaz de identificar se o perfil do franqueado é adequado para o perfil do negócio.
Entendemos também que o franqueador deve ficar focado no desenvolvimento do seu negócio e terceirizar atividades que não tem total domínio para empresas especializadas, evitando com isso perda de foco ou concentração de energia em áreas que não tem competência interna.
Como a tecnologia pode auxiliar a expansão de uma rede
Dados atualizados
A tecnologia pode ser especialmente útil na hora da análise de desempenho e de dados referentes aos processos. A franqueadora pode usar ferramentas de análise para entender exatamente o desempenho de vendas das franquias e traçar planos de ação.
Melhoria na comunicação
Ademais, a tecnologia funciona como uma estrutura consistente para facilitar a comunicação internamente e possibilitar uma relação mais sólida entre franqueador e franqueado. Isso envolve também a capacitação dos franqueados para melhoria contínua dos resultados.
Benefícios da expansão de uma rede
A expansão de uma rede é um tipo de projeto que favorece as organizações, ao possibilitar um crescimento rápido e menos complexo do que poderia ser com filiais próprias.
Da mesma forma, é uma possibilidade de crescimento para franqueados, pequenos empreendedores e vendedores.
A empresa franqueadora consegue avançar para novos mercados, justamente os que oferecem maior potencial. Assim, é possível alcançar objetivos maiores para manter o negócio forte e sustentável.
Conclusão
A expansão de uma rede depende de uma série de fatores, como vimos. É preciso ter cuidado com a estrutura e com a replicabilidade do negócio, bem como ter um bom apoio de tecnologias e de uma consultoria especializada.