No final do mês de junho aconteceu a maior feira de franquias do mundo. E vocês podem pensar que para participar é necessário viajar para algum mercado internacional. Mas eu te digo, ela acontece aqui mesmo no Brasil, em São Paulo. Sempre que a ABF Expo Franchising acontece há décadas, vemos os olhos de alguns empresários brilharem por vislumbrarem um novo caminho para a expansão de suas marcas.
Ao verem a magnitude do evento e quantidade de empresas que apostam nesse setor e, principalmente, a quantidade de pessoas que desejam empreender no sistema, eles começam a ter a visão da oportunidade de ter parceiros externos ao negócio que vão seguir as regras da marca e fazê-la chegar a mais mercados sem investimento direto da companhia. De fato, estão certos de que essa é uma grande vantagem. Mas o franchising vai além.
Uma de nossas grandes missões ainda antes de começar um projeto de consultoria é dar a visão clara de que ingressar no franchising exige sim investimento da marca nesse processo e muita dedicação. Criar a estrutura da franqueadora que vai dar suporte à nova rede que se forma, com processos bem definidos, pessoas adequadas e especializadas no franchising e que estão focadas em fazer o negócio dar certo para ambas as partes – franqueados e franqueadora – são pontos que vão exigir esforço, dedicação e sim, investimento.
Estruturar a empresa para dar esse passo vai desde a elaboração dos manuais que vão tangibilizar todo o know-how da marca por meio de processos padronizados, desenvolvimento dos treinamentos para os franqueados , confecção de toda a documentação jurídica para proteger a marca e resguardar a empresa de estar dentro do que rege a legislação do sistema de franquias e muito mais.
Mas antes de tudo isso, as perguntas que devem ser respondidas são: Será que está na hora de franquear o negócio? Será que este empresário está pronto? O mercado tende a receber bem esse novo negócio? Ele é viável financeiramente?
E como descobrir se o momento é oportuno para a empresa? Fazendo uma análise profunda do negócio. No processo de análise da franqueabilidade, a empresa é examinada no detalhe: percepção da marca no mercado, aceitação do produto/serviço, avaliação dos consumidores, estrutura de custos e de resultados, capacidade de abastecimento e de gerar resultados consistentes e até mesmo o básico como o seu nível de formalização.
Somente depois de definida a viabilidade do ingresso da marca no franchising é que chega-se à fase tão desejada pelas empresas que é a de ver o negócio expandir e ganhar mercado com franqueados à frente do negócio. E aí sim, a marca começa efetivamente a estar a um passo de estar entre aquelas que buscam candidatos a franquia numa expo tão importante como a nossa.
Se quiser estar lá é melhor se preparar. E se precisar de apoio, conte com o Grupo BITTENCOURT nesse processo.
Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias.
Se você deseja expandir seu negócios com modelos inovadores e formatos que geram resultado, conte com o Grupo BITTENCOURT nessa jornada.