Segundo dia de visitas técnicas com a Delegação da Gouvea Experience e cada vez mais entusiasmados com o que vamos levar para o Brasil de conteúdo e aprendizado.
Visitamos operações interessantíssimas, como Glossier, Create&Barrel e PetCo. E vamos contar agora um pouco dessa experiência e o que você pode colocar em prática a partir de hoje no seu negócio. Vamos lá?
Glossier
A Glossier, teve origem em um blog de beleza e se transformou em uma marca de cosméticos de 180 milhões de dólares. Cada loja da Glossier reflete aspectos da cidade onde está situada, criando um ambiente acolhedor e interativo.
Sua loja flagship, reflete a experiencia de um loft nova-iorquino, e convida os clientes a experimentar produtos, suportada por uma equipe apaixonada por beleza. Na loja, clientes são incentivados a testar todos os produtos, com uma equipe de consultores apaixonados por beleza. Sem caixas, as transações são feitas via iPad, e os clientes podem relaxar em um lounge enquanto aguardam seus produtos.
Mensalmente, há lançamentos de novos produtos ou cores, mantendo a loja sempre atualizada e dinâmica.
A abordagem da marca explica seu sucesso – são 5C’s
• Consumidores: Focar nas necessidades e preferências do cliente, proporcionando produtos e serviços alinhados com suas expectativas.
• Conteúdo: Criar conteúdo relevante e envolvente que ressoe com o público-alvo, estabelecendo a marca como uma autoridade no setor de beleza.
• Conversas: Incentivar diálogos abertos com os consumidores para entender melhor suas opiniões e feedbacks.
• Cocriação: Envolver os clientes no processo de desenvolvimento de produtos, permitindo que eles contribuam com ideias e sugestões.
• Comunidade: Construir uma comunidade forte e engajada em torno da marca, fortalecendo a lealdade e o apoio dos clientes.
O que de prático você pode aplicar no seu negócio:
- Integração do Digital no Físico: Criar uma experiência de marca consistente entre plataformas online e lojas físicas. Por exemplo, implementar tecnologia, como vededores que também fazem o checkout por meio de tablets, para uma experiência de compra mais fluida.
- Construção de Comunidade: Cultivar uma comunidade engajada e leal através de estratégias de marketing e comunicação. Utilizar os feedbacks e sugestões dos clientes no desenvolvimento de produtos.
- Marketing de Conteúdo: Usar conteúdo original para educar e engajar o público por meio de conversas Autênticas. Diálogos genuínos com os clientes para entender suas necessidades.
- Atualização Constante de Produtos: Manter a loja dinâmica com lançamentos regulares.
- Estética e Design Inovadores e Próximos: Investir em design de loja que reflita a identidade da marca, com a possibilidade ainda de personalizar a experiência da loja de acordo com a localização e cultura local.
Crate&Barrel
A visita à Crate&Barrel em Nova York revelou um modelo de varejo que combina preservação histórica com inovação. Situada em um prédio de 1890, a loja manteve o projeto arquitetônico original, incluindo as colunas, oferecendo uma experiência única.
Com um layout de fluxo contínuo, a loja organiza-se por ambientes, como cozinha e sala de estar, e dispõe de artigos exclusivos. A Crate&Barrel oferece design de interiores gratuito, unindo o físico e o digital com preços iguais em ambos os canais. Tablets são usados para gerenciamento de estoques, e a loja inclui marcas próprias, white label e de terceiros.
Possui um forte compromisso com a sustentabilidade, usando materiais reciclados em suas embalagens e reduzindo o consumo de energia em suas lojas.
Com um trabalho forte com a comunidade de arquitetos, consegue captar ainda mais parceiros para aproximar os consumidores de sua proposta. Além disso, listas de casamento, batizados e eventos hoje representam 20% das receitas da marca.
O que de prático você pode aplicar no seu negócio:
- Preservação Histórica na Arquitetura: Integrar elementos históricos no design da loja para uma experiência única.
- Layout por Ambientes: Organizar a loja em ambientes específicos para facilitar a jornada do cliente.
- Serviços no varejo: Oferecer serviços que podem entregar valor ao consumidor e que estejam relacionados ao consumo dos produtos. No caso da Create&Barrel, design de interiores gratuito e realização de eventos.
- Integração do Físico e Digital: Manter preços consistentes entre lojas físicas e online.
- Sustentabilidade: Adotar práticas sustentáveis em operações e produtos.
- Diversificação de Produtos: Expandir linhas de produtos para atender diferentes segmentos de mercado. A Create&Barrel, recenetemte incluiu mobiliário infantil em seu portfólio.
- Foco no Crescimento: Buscar expansão e adaptação constantes do modelo de negócios, tanto no físico quanto no digital.
PetCo
A flagship da Petco em Nova York demonstra uma abordagem única e inovadora no varejo pet. Com mais de 5 mil peças de mármore na entrada para trazer NY para dentro da loja, além de pinturas pintadas à mão, velas e plantas a loja oferece uma experiência visual totalmente diferenciada dos petshops tradicionais.
Ela conta com uma gama de serviços, incluindo banho de pets, alimentos especiais, atendimento veterinário de emergência e até cirurgias – os serviços são os que mais garantem a lealdade do consumidor. Além disso, a loja destaca-se pelo seu apoio a grupos pouco representados como os animais abandonados e pela humanização dos pets, oferecendo diversas roupas e acessórios.
A loja utiliza preços eletrônicos, facilitando atualizações constantes e precisas. A iluminação é cuidadosamente planejada, com luzes sob as prateleiras para destacar os produtos e maximizar a iluminação natural, criando um ambiente acolhedor. Esses elementos são parte de uma estratégia para encorajar os clientes a passar mais tempo na loja.
No mix de produtos, a composição vai de desde comida premium para os pets, artigos congelados e outros – seja da própria marca ou de fornecedores.
O que de prático você pode aplicar no seu negócio:
- Diversidade de Serviços: Oferecer uma ampla gama de serviços para atender às diversas necessidades dos clientes e, com isso, garantir recorrência e fidelidade.
- Inclusão e diversidade: Promover a inclusão e o apoio a comunidades diversas – mesmo no mercado pet.
- Humanização de Produtos: Oferecer produtos que refletem a humanização dos pets cada vez mais presente na cultura das grandes cidades.
- Precificação Dinâmica: Implementar preços eletrônicos para facilitar atualizações de forma dinâmica de acordo com cada momento da loja.
- Encorajar Tempo de Permanência na Loja: Desenvolver estratégias para que os clientes passem mais tempo na loja e não apenas para uma relação transacional.
Então, o que achou? Essas são 3 das experiências do nosso segundo dia de visitas técnicas – dessa vez, o destaque foi a interação com a comunidade, desenvolvimento de parcerias e, adaptações da arquitetura das lojas para incorporar características locais. Então, fique com a gente que amanhã tem mais!
Quer levar o conteúdo da NRF 2024 para sua empresa?
Entre em contato com o Grupo BITTENCOURT e agende uma conversa!