Grupo Bittencourt
Grupo Bittencourt

Como apresentar sua empresa no mercado: confira dicas

Entender como apresentar sua empresa no mercado é essencial nos tempos atuais. Ou seja, é crucial saber como ajustar a empresa às demandas atuais dos consumidores.

 

Um exemplo disso é a integração de canais. Offline e online não devem mais ser tratados como pontos distintos, sem intersecção. Pelo contrário: são canais que se sobrepõem e estão em constante interação, em um fluxo complexo de processos e experiências.

 

Nesse sentido, falamos em transformação digital e nos impactos que esse conceito traz para as corporações. 

 

Assim, é preciso repensar a estratégia de como apresentar sua empresa no mercado e reestruturar o mindset da companhia para o entendimento que o foco é na conveniência do consumidor e não do “que sempre deu certo” na empresa..

 

Dessa forma, é possível garantir a sobrevivência e o suporte à expansão constante da marca. 

 

Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Como apresentar a empresa para o cliente?

Diante dessa nova demanda e da complexidade do século XXI, novos desafios surgem para as empresas, independentemente do porte. 

Companhias já estabelecidas precisam rever processos, avaliar a estrutura, integrar novas tecnologias e repensar cada passo; enquanto empresas novas devem entrar no jogo ciente das regras.

Ter um modelo de negócio flexível e moderno é importante. Nesse sentido, é ideal buscar um modelo replicável, que pode ser facilmente expandido a fim de estar pronto para crescer de forma estruturada e escalável.

No meio de tudo isso está a necessidade de se comunicar com os clientes e com o mercado. Afinal, a empresa vive em um contexto, que depende das interações com os consumidores e todos os stakeholders. 

Por isso, é importante repensar especificamente como integrar novas tecnologias e estruturar toda a estratégia da companhia para introduzir esse novo conceito .

Ou seja, incluir inovação e renovação constantes, atendendo ao ritmo das mudanças que o mercado propõe. 

É se adequar ao que o cliente deseja, com uma curadoria inteligente de produtos/serviços e uma visão além para identificação de oportunidades em novos mercados e nichos. 

Podemos falar também do propósito, algo que vai além da missão, dos valores e inclui também de fato os motivos pelos quais a empresa existe – como ela almeja impactar a comunidade e todos em seu entorno. Isso faz parte da humanização das marcas, compreendendo muito mais do que o lucro como objetivo. 

O propósito é a afirmação da existência da companhia como organismo operante e transformador no mundo, por isso, deve estar impregnado em cada ponto de interação com todos os stakeholders. 

Sobretudo, não é somente mudar as frases de efeito usadas em peças de comunicação. É buscar uma nova mentalidade, a partir de um diagnóstico preciso das condições da empresa. Então, o resultado é um posicionamento mais eficiente, consistente e adaptado ao mercado.

A apresentação já traz diferenciação da marca em relação aos concorrentes Novas empresas surgem, novas operações, novas parcerias em uma velocidade cada vez mais acelerada.

Entretanto, um  bom posicionamento com uma estratégia competitiva sólida ajuda a diminuir os obstáculos e tornar o processo de aproximação com o consumidor mais fluido. A empresa se posiciona como referência no mercado e garante novas oportunidades.

Como apresentar sua empresa para o mercado: confira 5 dicas importantes

Vamos às dicas mais importantes nesse tema. 

Rp Digital

1. Curadoria de produtos e serviços

É importante fazer uma curadoria inteligente dos produtos e serviços, com o cuidado de ajustar essa visão sempre que for necessário.

 

Isso significa rever os processos, buscar novas oportunidades e identificar e prever o que o cliente deseja. Em algumas situações, por exemplo, a empresa detecta uma chance de expansão em um determinado nicho e pode explorar.

 

É fundamental entender que esse é um fenômeno sempre mutável: é necessário estar sempre atento às tendências do mercado para atender ao que o cliente espera. 

 

Há também casos em que a empresa pode identificar a necessidade de enxugar seu portfólio para oferecer uma solução mais precisa, com foco nos produtos e serviços que gerem maior margem e resultados.

2. Integração de canais de vendas

Em um momento de transformação para um cenário digital, os canais devem ser necessariamente integrados, sem rupturas entre offline e online. A ideia é aumentar a fluidez entre os pontos para garantir uma experiência única, consistente e agradável.

 

Ou seja, a empresa precisa estar em todos os locais onde o seu cliente está. Precisa ser capaz de adaptar suas estratégias e seu posicionamento para quaisquer contextos, de modo a garantir uma presença forte em todos esses espaços.

Integracao Canais Vendas

Assim, torna-se importante avaliar os canais e as estratégias, a fim de identificar quais são os melhores e ideais para sua organização.

3. Social selling

Vale mencionar também o uso ativo das redes sociais. Hoje, elas se tornaram ferramentas poderosas para trabalhar a identidade das marcas e conquistar clientes de forma espontânea. 

 

Por isso, na hora de reconfigurar sua estratégia de como apresentar sua empresa no mercado, é preciso incluir as redes como solução. 

 

Isso abrange tanto a comunicação quanto às estratégias mais ativas de vendas nesses espaços.


E cada vez mais surgem novos canais de vendas, que incluem a estratégia digital para otimizar os resultados. Um grande exemplo é o live commerce que ocorre em plataformas especializadas em oferecer uma experiência mais humanizada nas vendas online.

4. Operações de vendas fluídas

Nesse novo momento, o ideal é reduzir ao máximo a burocracia em processos e operações de vendas, seja no digital, seja no offline. Assim, é fundamental que as operações fluam naturalmente, de forma ágil e precisa.

Fluencia Operacoes Vendas

O omnichannel aponta para esse cenário. Uma adaptação rápida e completa à integração de todos os canais é essencial para otimizar essa fluência e possibilitar que as marcas sejam conhecidas pela agilidade em todos os pontos de contato.

Aliás, a fluência abrange também atendimento e comunicação direta com os clientes. 

Ultimamente tem se falado inclusive em “Alt Commerce” (alternative commerce), que se traduz na ideia de que a entrega seja simples aos olhos dos consumidores e muito bem estruturada, com tecnologia empregada para se chegar ao objetivo final. 

O grande desafio é aprender a lidar com a forma antiga de se fazer as coisas e abraçar uma nova mentalidade, que empregue mais inovação, tecnologia e entretenimento. 

5. Pensar a experiência

Estamos na era da experiência. Com a transformação digital, o foco na experiência e em diferenciar os micromomentos aumentou ainda mais. Por isso, entender como apresentar sua empresa no mercado é compreender a importância de fidelizar clientes pela experiência.

 

Nesse quesito, é crucial pensar em como atrair os seus clientes e transformar a jornada deles em algo memorável e marcante. Evidentemente, é preciso saber como a concorrência explora essa questão para buscar um diferencial competitivo.

 

Cada ponto é importante! O ideal é conhecer profundamente os clientes e entender o que é relevante para que ele considere uma experiência incrível. Então, a gestão adapta as táticas da empresa para alcançar isso. 

 

Aliado à geração de experiências, o varejo tem associado como forma complementar de geração de valor, a prestação de serviços para atrair mais consumidores, converter mais vendas e ampliar o engajamento com as marcas. 

 

Entenda como alcançar a excelência e garantir a sustentabilidade de sua organização com nossa consultoria especializada!

Conclusão

Entender como apresentar sua empresa no mercado é saber como aproveitar os recursos disponíveis para transmitir credibilidade e construir uma imagem sólida. 

 

Dessa forma, a organização se destaca entre a concorrência e garante a fidelização de seus clientes para crescer de maneira previsível.