Modelo de negócio traz muitas facilidades, mas também exige uma boa estrutura. Confira!
“Como todo modelo de negócio, as Vendas Diretas tem suas pontos positivos e seus desafios. A Bittencourt Consultoria analisou os fatores segundo a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas:
Pontos Positivos:
- Posicionamento da marca;
- A proximidade do relacionamento com o consumidor gera mais confiança no produto;
- Não existencia de limitação territorial para a venda, maior capilaridade e e capacidade de expandir geograficamente;
- Inexistência do vínculo empregatício;
- Sistema regulado por órgão competente – ABEVD.
Desafios:
- Operacionalização do sistema para expansão da rede;
- Treinamento e capacitação;
- Rotatividade revendedores/consultores;
- Relacionamento e controle das vendas sem caracterizar vínculo empregatício;
- Atendimento personalizado ao consumidor que não existe no varejo tradicional.
O contingente de revendedores ativos também cresceu em comparação com o ano passado. O primeiro semestre de 2010 registrou cerca de 2,631 milhões de revendedores realizando vendas pelo canal, contra 2,255 em 2009, ou seja, 16,7% mais que há um ano.
Para Paulo Quaglia, presidente da ABEVD, o desempenho anunciado é a confirmação das virtudes do setor. “”Os números superaram nossas expectativas e o setor vem se destacando a cada ano. O número de revendedores cadastrados continua aumentando, o que demonstra que o interesse das pessoas pela atividade está em alta. E isso já começa a refletir no faturamento do setor”, analisa.