Grupo Bittencourt
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Entenda o que é um plano de expansão e suas estratégias

Plano de Expansão Empresarial: o que é, como fazer estratégias

Sabia que o plano de expansão empresarial te ajuda a crescer de forma estratégica, para mercados relevantes e com maior potencial de sucesso?

Então, se você está pensando em crescer e ganhar novos mercados, mas tem dúvida se é o momento certo para isso ou, ainda, se sua empresa está preparada para dar esse passo, esse artigo é para você!

Um bom começo é ser uma empresa que tem uma proposta de valor atrativa, um modelo de negócio que entrega experiência e diferenciação e que é rentável, ou seja, traz bons resultados. Esse momento da empresa geralmente vem acompanhado da percepção de que o modelo de negócio pode ser replicado.

Pequenos ou grandes empresários investem, frequentemente, na expansão dos seus negócios. Entretanto, antes de tomar essa decisão, é muito importante entender se o negócio tem maturidade para isso e se o investimento em contratar novos funcionários, franquear a rede ou abrir uma filial valem a pena.

Aqui, te explicaremos o que é um plano de expansão, as suas estratégias, como decidir se é o momento certo ou não de expandir a sua empresa e as possibilidades de expansão de negócios que você pode aderir e muito mais.

Acompanhe!

Plano De Expansao

O plano de expansão é como um guia para diretores, gestores e líderes, com estratégias para o planejamento de crescimento da empresa

Ele determina metas, objetivos, mercados, investimentos necessários e resultados que envolvem essa expansão e pode ser executado quando são identificadas algumas oportunidades de mercado como:

  • abrir novas unidades;
  • franquear o negócio;
  • entrar em novos segmentos;
  • viabilizar a fusão ou aquisição de outro negócio.

Tudo isso com o intuito de encontrar novas formas de gerar lucro e reafirmar que seu negócio é atualizado e relevante dentro do mercado.

Quais são as vantagens do plano de expansão?

Algumas das maiores vantagens de expandir o negócio são a economia de escala e a ampliação da base de clientes. 

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre elas. Acompanhe.

Economia de escala

O plano de expansão contribui para aumentar as chances de um negócio conseguir maiores descontos e até melhorar suas condições de crédito em bancos.

Afinal de contas, é de conhecimento geral que empresas maiores e com reconhecimento positivo no mercado têm mais oportunidades de conseguir bons parceiros, contratos e fornecedores.

Ampliação da base de clientes

Ao alcançar novos mercados – seja em uma expansão própria, franqueada ou ainda por meio de fusões e aquisições – sua empresa conseguirá chegar a pessoas que nunca antes se interessaram por seus produtos ou serviços.

E como consequência de atingi-las pelo crescimento do negócio, o resultado tende a ser a ampliação da sua base de clientes e do seu potencial de ganho de share do mercado.

Maior volume de negócios

Ao expandir a atuação da marca, a dependência de um único mercado é diluída e o potencial de ganho se amplia.

Essa vantagem acontece principalmente porque caso parte da empresa seja ameaçada por mudanças do mercado, outros fluxos de venda poderão ser responsáveis por manter as contas no lugar e ajudar o negócio a se reerguer.

Quais são as principais estratégias do plano de expansão empresarial?

Depois de entender o estágio de maturação da marca e identificar que é hora de expandir, chega o momento de dar início ao plano de expansão, que vai traçar as estratégias necessárias para crescer de maneira estruturada. 

As possibilidades de expandir um negócio incluem abertura de novas unidades, canais de venda e até mesmo a aquisição ou fusão com outras empresas. 

Veja, a seguir, as principais:

1. Abertura de outras unidades - expansão orgânica

Quando o negócio está crescendo e há oportunidades para levar a marca a outros pontos de venda, é hora de investir em novas lojas.

Uma nova unidade significa mais investimento, uma equipe nova, e vai exigir dedicação de tempo e estrutura para que a estratégia dê certo. 

Isso requer um plano de negócios e uma avaliação minuciosa do movimento.

2. Expansão por franquias

Para expandir por meio de franquias, o negócio precisa ter processos bem alinhados, um modelo de negócio estruturado e uma marca reconhecida no mercado.

Neste caso, o empresário ao se tornar franqueador, passa a ter outras funções de  suma importância para que a rede a ser formada dê certo.

Além de permitir que a sua marca seja explorada por terceiros, ele passa a ter que fornecer suporte, orientações e treinamento para os franqueados que vierem a ingressar na rede.

Ele passa também a ser responsável por fazer a rede crescer, entrando em novos mercados e consolidando a marca. 

O processo de expansão com franquias deve ser feito de forma bastante cuidadosa e com regras claras para não comprometer a marca e sua imagem no mercado.

Dando certo, o empresário passa a ter parceiros chave e de valor, os franqueados, que serão responsáveis por abrir novas unidades e atender um novo mercado consumidor seguindo regras e preceitos da marca.

Nesse processo, os manuais de franquias se tornam essenciais. Eles listam boas práticas e processos que devem ser seguidos por toda a rede.

4. Diversificação dos canais de venda

Uma estratégia que grande parte das empresas fizeram nos últimos tempos foi a de ampliação de canais de vendas, principalmente de ingresso no universo digital. Mas a avaliação dos canais vai além.

 A estratégia não se resume apenas à avaliação das lojas físicas ou do e-commerce, passa também por marketplaces, venda direta, multimarcas, revendedores, distribuição e muitas outras possibilidades que podem caber na estratégia de canais das companhias.

Esse processo impacta de forma direta o crescimento da empresa pois traça como ela vai chegar até o cliente e se relacionar com ele, e depende também de alguns fatores como custos envolvidos na implantação da estratégia e na necessidade de manutenção do controle e gestão dos riscos para a marca.

5. Entrar em novos segmentos de mercado, inovação

Em um processo de inovação estruturado, pode ocorrer de as organizações  identificarem novas áreas de negócios que podem, em alguns casos, se tornarem ainda maiores e relevantes do que seu negócio principal. Seu core business.

E isso pode ocorrer de tal forma que melhora de forma exponencial o desempenho das empresas.

Não é raro que a busca contínua por inovação se torne uma forma de aceleração do crescimento das empresas.

6. Fusão ou Aquisição de uma empresa

Este movimento de expansão é maior e, consequentemente, mais caro e complexo, pois envolve a fusão ou aquisição de um negócio.

Ele pode acontecer por meio da aquisição de um concorrente ou uma empresa de atuação sinérgica que possa ser complementar ao negócio principal, ou ainda, significar o ingresso num mercado completamente novo.

Em um processo de M&A, alguns desafios podem ocorrer como definição da marca que vai ser utilizada, desafios culturais, definição de quais são as sinergias para ganho de eficiência e redução de custos, e até mesmo, definição das lideranças atuantes no negócio.

Se bem feito, esse movimento pode reduzir os custos fixos, atingir escala e aumentar a cartela de clientes.

Plano De Expansao De Uma Empresa

Por que é preciso criar um plano de expansão? Quais suas vantagens?

Criar um plano de expansão é crucial para que você saiba como levar seu negócio a outro patamar com mais organização e segurança, além de ter mais clareza sobre as estratégias necessárias para esse crescimento.

Ou seja, esse estudo estratégico permite que você tenha uma visão ampliada sobre as alternativas de crescimento para que seja tomada a melhor decisão sobre qual caminho seguir.

Crescimento sustentável

Se a expansão vai bem e dá um ótimo ritmo financeiro ao seu negócio, ele tem mais chances de se sustentar e se manter no mercado.

Plano De Expansao De Uma Empresa Pdf

Como elaborar um plano de expansão?

Ao considerar expandir o seu negócio, é importante desenvolver um plano de expansão que considere não só os seus objetivos, mas também os desafios existentes e quais as estratégias que deverão ser utilizadas para superá-los.

No que se refere aos objetivos do plano de expansão empresarial, é importante que eles sejam realistas e alcançáveis, tendo em consideração fatores como as condições econômicas prevalecentes e as tendências da indústria. 

Quer seu objetivo final seja aumentar as receitas de vendas ou expandir-se para novos mercados, o estabelecimento de metas claras ajudará a manter seu negócio no caminho certo para alcançar o sucesso do plano.

E seja para expansão de franquias ou apenas para expansão de filiais, o plano de expansão empresarial nunca deve deixar de levar em consideração fatores como: concorrentes existentes, mudanças e tendências do mercado, além do comportamento dos seus consumidores e de um possível novo público-alvo.

Outro componente chave de qualquer plano de expansão é a avaliação dos riscos e desafios potenciais que podem surgir à medida que o seu negócio comece a crescer. Isto pode incluir pontos como mudanças no mercado, recuos financeiros e fatores internos, tais como estratégias de pessoal ou métodos de produção. 

Uma vez identificados os riscos potenciais, você, como empreendedor(a), poderá planejar com antecedência a melhor forma de mitigá-los, caso surjam.

Também é necessário pensar cuidadosamente em quais são os recursos disponíveis para executar o plano de ação, incluindo gastos com mão-de-obra, aluguel e marketing.

Depois de ter elaborado um plano de expansão empresarial sólido, o próximo passo é implementá-lo de modo eficaz. Isto pode envolver a contratação de pessoal adicional, o investimento em novas tecnologias para gestão e também a compra de novos equipamentos.

E para que o plano de expansão alcance o sucesso, vale a pena, ainda, permanecer flexível e aberto(a) a feedbacks internos e externos através de uma comunicação estreita com todas as partes envolvidas no processo de crescimento, incluindo empregados, fornecedores, investidores e até mesmo clientes que possam ser afetados por alterações em produtos ou serviços resultantes deste esforço de expansão. 

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te explicar que um plano de expansão se trata de um estudo estratégico  que guia diretores, gestores e líderes com relação às possibilidades de crescimento da empresa.

Como você viu, ele determina metas, objetivos, mercados, investimentos necessários e resultados que envolvem essa expansão que pode ocorrer de diferentes formas, desde a expansão própria e orgânica da companhia, passando por franquias e até mesmo por meio de fusões e aquisições.

Para saber se é o momento certo de iniciar a expansão da sua empresa, você deve fazer uma avaliação criteriosa de todas as áreas da sua organização.

Deste modo, você poderá usufruir das vantagens da expansão, como:

  • aumento do volume de negócios;
  • economia de escala;
  • ampliação da base de clientes;
  • sustentabilidade.