Grupo Bittencourt
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7 motivos de por que contratar uma consultoria empresarial

Existem diferentes motivos para contratar uma consultoria empresarial se você sente que sua empresa está perdendo oportunidades ou dinheiro devido a problemas operacionais ou gerenciais.

As vantagens da consultoria empresarial são transversais, impactando todos os departamentos ao criar uma coerência de atuação entre as diferentes frentes do negócio.

O objetivo da contratação da consultoria pode variar de caso a caso, entretanto, algumas possibilidades serão apresentadas a seguir.

1. Diagnóstico empresarial

É muito comum que a contratação da consultoria empresarial vise fazer um diagnóstico empresarial geral, viabilizando uma visão holística do negócio devido ao know how especializado.

O diagnóstico é ideal para empresas que sentem que precisam se desenvolver, mas ainda não identificaram quais são as oportunidades ou limitadores que impedem esse crescimento.

Conhecer amplamente a situação atual do negócio é um primeiro passo imprescindível para qualquer plano futuro.

2. Mapeamento e reestruturação de processos

Muitas empresas apresentam uma operação engessada que não chega a ser prejudicial, mas é mais onerosa que o necessário e carece de atualizações que permitam ganhos de eficiência e produtividade.

O primeiro passo nesse sentido é um mapeamento completo dos processos, sejam administrativos como de produção.

Com esse mapa em mãos, os gestores podem considerar reestruturar processos a fim de superar gargalos operacionais, otimizar recursos e melhorar os resultados.

3. Clareza no propósito

Não é incomum que as empresas tenham uma operação rotineira estabilizada, mas sem que haja clareza em qual o propósito e os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Essa falta de direcionamento estratégico nos objetivos do negócio é a principal responsável por decisões equivocadas que levam a problemas administrativos e financeiros.

4. Vanguarda de atuação

Apesar do profundo conhecimento do próprio segmento e produto, é comum que empresários não tenham o mesmo entendimento quanto a outros tópicos relevantes para operação da empresa, como marketing, vendas, tecnologia, sistemas de gestão etc.

A consultoria empresarial contribui para uma visão panorâmica do mercado, considerando soluções pioneiras em diferentes áreas que possam agregar nas operações, estratégias e até vendas do negócio.

5. Mapa de oportunidades

Para conhecer as oportunidades de atuação é preciso ter clareza sobre os aspectos internos e externos, incluindo desde diferenciais da marca até expectativas comerciais do segmento.

Ao unir o diagnóstico empresarial com a análise de mercado, a consultoria empresarial consegue fazer esse levantamento de oportunidades a serem exploradas pela empresa.

Um exemplo é a viabilidade de franqueabilidade do negócio que pode ter um elevado potencial de expansão por meio do franchising, mas que ainda desconhece essa oportunidade de crescimento. 

6. Precisão das ferramentas

O mercado está repleto de ferramentas, digitais e analógicas, para implementação de planos de gestão e crescimento de empresas.

Entretanto, não é apenas o ferramental que é relevante em uma gestão otimizada, e sim a correta seleção das ferramentas e aplicabilidade no contexto do negócio.

É justamente pelo mau uso de ferramentas de gestão que muitas empresas questionam a efetividade desses modelos.

O know how da consultoria empresarial é um diferencial fundamental para que haja melhor uso de ferramentas no direcionamento estratégico da marca, evitando o uso equivocado desses instrumentos.

7. Definição de métricas estratégicas

A consultoria empresarial pode promover um suporte temporário que atenda as demandas específicas da empresa no momento da contratação. 

Mesmo nesse contexto, os impactos de contratar uma consultoria empresarial devem ser duradouros e isso acontece por meio da definição de métricas estratégicas a serem monitoradas.

Nesse caso, o papel da consultoria é definir quais métricas fornecem informações mais relevantes sobre o caminho a ser trilhado pela empresa, de acordo com seus objetivos de mercado.

Também é papel da consultoria elaborar guias de como essas métricas devem ser calculadas, monitoradas e analisadas no contexto maior da empresa e de sua atuação comercial.

Ainda que as métricas possam mudar posteriormente, elas permanecerão relevantes até que o objetivo estipulado seja alcançado.

Fica evidente assim que a consultoria empresarial oferece um suporte estratégico às empresas com ganhos administrativos, gerenciais, operacionais e comerciais.

Para que os resultados sejam efetivos, é indispensável contratar uma consultoria empresarial reconhecida, como o grupo BITTENCOURT, que conta com experiência, know how e profissionais qualificados para o suporte que sua empresa precisa para crescer.