Você, provavelmente, já foi impactado por uma campanha que fez uso de estratégias de geomarketing para te encontrar no meio da multidão.
Agora, é a sua vez de aderir ao geomarketing para encontrar seus clientes em meio à multidão.
Mas antes, vamos começar do começo? Para que seja possível incorporar práticas de geomarketing o primeiro passo é entender esse conceito e como essas estratégias funcionam. Vamos lá?!
O que é geomarketing?
O geomarketing também pode ser chamado de inteligência geográfica de mercado ou location intelligence.
Esses nomes jogam luz sobre o que é o geomarketing, mas não totalmente.
Podemos chamar de geomarketing toda estratégia que utiliza dados e inteligência de geolocalização na sua execução, como:
- geotargeting, que é a segmentação de públicos de acordo com a localização – esse modelo é usado nas suas sugestões de restaurantes de apps de delivery, por exemplo;
- personalização de conteúdos e anúncios – como quando você pesquisa um produto no Google e sua localização está ativada;
- geofencing, que são estratégias de marketing que usam o deslocamento em tempo real do usuário por meio do GPS do celular – como em apps de trânsito que mudam os anúncios de acordo com seu trajeto;
- check-ins ou geotagging, que é quando você marca a localização em determinado ponto, negócio etc.;
- geofiltros, para aplicar filtros em postagens de acordo com a localização;
- mapeamento de potencial de pontos comerciais de acordo com as características do fluxo de pessoas do local.
Atualmente, com o crescimento do marketing digital, muitas das estratégias georreferenciadas estão relacionadas com as mídias pagas (anúncios), mas esse não é o único uso da metodologia.
O geomarketing tem sido cada vez mais usado estrategicamente por empresas e consultorias para auxiliar em decisões de negócio mais acertadas.
Por exemplo, imagine uma loja que está planejando uma expansão na cidade e quer descobrir qual seria o melhor ponto comercial.
Para isso, ela precisa saber qual a área de cobertura da loja atual, em quais regiões seu público circula, qual o fluxo de pessoas dos pontos avaliados e outras informações de natureza geográfica.
Com o geomarketing é possível considerar informações diversas, como: trânsito, transporte público, polos comerciais, mapas viários, zonas residenciais, instituições próximas, fluxos sazonais e outras.
Muitos desses dados não poderiam ser considerados na análise se não fosse pelo geomarketing, pois as ferramentas têm recursos de monitoramento geográfico contínuo e em tempo real.
Assim, o geomarketing tem sido aplicado estrategicamente não apenas em campanhas de marketing em si, como muitas pessoas pensam, mas também em análises empresariais e na tomada de decisão dos gestores.
Como funcionam as estratégias de geomarketing?
Como visto, muitas estratégias de geomarketing são focadas na parte de publicidade e propaganda do negócio, como anúncios e segmentação do público-alvo.
Entretanto, as estratégias de geomarketing estão cada vez mais voltadas em auxiliar decisões estratégicas de negócios e algumas práticas destacam-se nesse escopo de aplicação, como:
- segmentação geográfica para mapeamento de pontos comerciais mais promissores cruzando informações relacionadas ao fluxo de pessoas local e as características do público-alvo;
- análise de concorrência para verificação, por meio das ferramentas de geomarketing, da zona de atuação e cobertura da concorrência viabilizando oportunidades de expansão ou mesmo diferenciação comercial;
- otimização de redes logísticas de distribuição visando redução dos prazos de entrega, otimização dos custos operacionais e de recursos.
Com tais estratégias de geomarketing, a empresa pode potencializar suas campanhas de marketing em si, como por meio da segmentação e personalização de campanhas em diferentes unidades de acordo com o público-alvo.
Além disso, torna-se possível usar o geomarketing para otimizar processos decisórios da empresa, contando menos com análises superficiais e ultrapassadas e contando com recursos atuais e informações sempre atualizadas.
A ferramenta de geomarketing utiliza informações em tempo real, o que permite ajustar previsões com base nos dados atualizados.
Esse diferencial garante uma atuação mais dinâmica e que se adequa às necessidades do mercado com agilidade e eficiência.
Isso é particularmente verdade para a otimização das redes logísticas da empresa, pois tais fluxos podem se atualizar semanalmente ou até diariamente, sendo repassados aos gestores para alterações em rotas que permitam reduzir custos e dispêndio de recursos.
Quais são as vantagens da inteligência geográfica?
Atualmente, o geomarketing é uma das metodologias inteligentes que podem ser incorporadas em negócios de diferentes segmentos e que vai garantir vantagens operacionais, logísticas e comerciais.
Em alguns segmentos, o uso da inteligência geográfica no dia a dia da empresa pode entrar como um diferencial competitivo importante para possibilidades de crescimento e consolidação do negócio.
Entretanto, com a difusão dessas tecnologias e ferramentas, para muitos segmentos a incorporação do geomarketing é uma demanda para não ficar atrás da concorrência.
Nesses casos, a urgência de planos de investimento em geomarketing é ainda maior para garantir a sobrevivência do negócio.
Considerando essas variações entre segmentos, ainda podemos listar diversas vantagens de investir no geomarketing, como:
- planos de expansão mais estratégicos ao considerar componentes geográficos na análise do ponto comercial ideal;
- melhora do retorno sobre o investimento (ROI), especialmente em estratégias de expansão de marcas e franquias;
- melhora da experiência do cliente ao ter suas necessidades reconhecidas pela empresa e maior potencial de personalização por meio das estratégias georreferenciadas;
- tomadas de decisão baseadas em dados, minimizando os riscos financeiros do negócio e agregando ao know how operacional da empresa;
- otimização das atividades logísticas, seja para distribuição como também para definição de pontos de apoio;
- otimização de recursos ao ter maior previsibilidade sobre as operações da marca e direcionar acertadamente recursos financeiros e materiais.
Como visto, o geomarketing deixa de ser apenas um diferencial competitivo em relação à concorrência ou uma ferramenta de marketing digital e se torna, cada vez mais, um apoio à gestão empresarial.
Essa clareza viabiliza um investimento compatível ao papel que as estratégias de inteligência geográfica podem desempenhar no sucesso da marca.
Para planejar e executar estratégias de geomarketing na empresa é fundamental contar com o apoio e conhecimento de uma consultoria especializada.
O Grupo BITTENCOURT desempenha esse papel e disponibiliza serviços estratégicos de geomarketing, incluindo em sua consultoria para desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias.