Grupo Bittencourt
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Qual a importância das lojas conceito para as marcas?

A loja conceito, também chamada de flagships (carro-chefe na tradução direta), é uma tendência entre marcas varejistas e foca na experiência do cliente.

Entender o que são as lojas conceito, mas mais que isso, o contexto no qual elas surgem, é fundamental para compreender as novas tendências do mercado e como as marcas estão se reposicionando para atrair e fidelizar o público. Confira a seguir! 

O que é uma loja conceito?

A loja conceito é uma unidade diferenciada da marca que reflete em todos os seus componentes quais são os valores a serem transmitidos na experiência do consumidor.

Esse estabelecimento também serve como norteador das demais unidades, pois incorpora o que há de mais atual no posicionamento da marca e deve inspirar estética e operacionalmente as novas unidades e reformulações em unidades antigas.

Apesar de não ser uma exclusividade de franquias, a proposta de loja conceito conversa diretamente com o modelo franchising ao refletir de forma uniforme as ideias da rede.

Todo o desenho da loja conceito é focado em promover uma experiência sensorial, emocional e imersiva ao consumidor, como por meio da arquitetura, design, música ambiente, cheiros, apresentação dos produtos, atendimento etc.

Ainda que os elementos visuais sejam importantes na concepção da loja conceito, ela vai muito além disso e ainda serve para pensar no conceito de loja.

Isso significa que, mesmo marcas que estão começando no varejo podem usar os processos da concepção da flagships para pensar sua presença no mercado e fatores como:

  • jornada de compra;
  • abastecimento;
  • processos operacionais e logísticos;
  • dimensionamento de equipe;
  • catálogo de produtos comercializados;
  • serviços agregados na unidade física e lojas online.

Assim, a loja conceito também é um espaço para repensar e, se necessário, reestruturar aspectos mais estratégicos da marca, o que pode ser direcionado a marcas que estão planejando ingressar no varejo. 

Por conta dos diferenciais da loja conceito ela não é, e não se propõe a ser, escalonável. Não é factível que todas as unidades se convertam em flagships, mas elas devem se inspirar nessa operação idealizada para trazer componentes relevantes da marca mais próximos do público.

Quais são as características de uma loja conceito?

A loja conceito apresenta diferentes elementos que a distingue de uma unidade normal da marca.

Ainda assim, é possível destacar três características mais centrais na concepção de uma loja conceito: arquitetura, valores e atendimento.

Arquitetura e design

A loja conceito diferencia-se desde a sua concepção estrutural. Na parte arquitetônica e ornamental, por exemplo, ela deve expressar tanto a essência da identidade da marca, como materializar seus valores.

Nesse quesito um exemplo é a NBA Store que em um espaço de 1.500 m² organiza-se como uma quadra de basquete e disponibiliza espaços interativos para os frequentadores.

Todo o design da loja conceito deve ser pensado para promover uma experiência imersiva no universo da marca.

A ornamentação e decoração também compõem esse ambiente para que ele seja representativo da identidade da marca em sua essência.

Valores da marca

O objetivo da loja conceito não é apenas fazer vendas e sim ter um espaço para que os consumidores possam conhecer mais a marca, seus produtos e, especialmente, seus valores e posicionamento.

A loja conceito da chocolateria Dengo, por exemplo, expõe não apenas seus produtos, mas queijos, vinhos e cafés de pequenos produtores pelo Brasil, valorizando uma prática que está no cerne do posicionamento da marca no mercado e que vai além do seu próprio catálogo. 

Existem diferentes formas de materializar quais são os valores da marca, como criando um espaço altamente tecnológico para aqueles que têm a inovação como cerne, focando em áreas visualmente confortáveis se esse é o pilar do negócio ou mesmo sendo minimalista se essa é a proposta da marca.

Atendimento

A promoção de uma experiência única e diferenciada para o público não estaria completa sem a qualidade do atendimento. 

Apesar de o foco não ser as vendas, um dos objetivos da loja conceito é aproximar o consumidor dos produtos, portanto, a organização e exposição são importantes, mas não tanto quanto à liberdade de manuseio para uma experiência sensorial completa.

A possibilidade de interação com os produtos, experimentar e conhecê-los em um nível mais detalhado e até técnico, em alguns casos, é um diferencial da loja conceito.

Na Arena Centauro, loja conceito localizada dentro do Parque do Ibirapuera, são oferecidos cursos, como de yoga, grupos de corrida e orientação sobre os modelos de tênis.

Para que possa não apenas ser uma loja, mas também incluir atividades com os consumidores, cursos e orientações, é indispensável que os colaboradores sejam qualificados.

Assim, na loja conceito os profissionais devem ter um profundo conhecimento dos produtos e da marca em si e terem uma comunicação ainda mais humana e clara.

Portanto, não se trata de vender e sim de envolver o consumidor no universo da marca por meio tanto de aspectos físicos, como a arquitetura, design, exposição dos produtos, como de serviços, relacionamento e atendimento à comunidade.

Quais os benefícios de uma loja conceito?

A loja conceito promove diferentes benefícios às marcas que justificam o investimento nesse tipo de estabelecimento. Eles incluem:

  • comunicar os valores da marca para o público;
  • melhorar a apresentação dos produtos; 
  • estabelecer um espaço de relacionamento com o consumidor;
  • ter um espaço para lançamentos de produtos e apresentação de tendências da marca;
  • personalizar o atendimento ao consumidor com orientações, consultorias e outros serviços;
  • direcionar a identidade visual da marca.

A loja conceito, portanto, também é importante para dar clareza aos gestores, pois deve focar apenas naquilo que é mais necessário para promover uma jornada de compra excepcional.

Como pensar a loja conceito da marca?

Para criação da loja conceito, a marca deve ter muito foco no que é mais importante de ser comunicado ao seu público e que vai gerar conexão com ele.

Portanto, não se trata de criar um espaço bonito, cheiroso e com música agradável e sim em gerar identificação com o público ao comunicar de forma assertiva valores e projetos.

A clareza necessária vem de um planejamento estratégico bem estruturado, com definição dos objetivos de curto e longo prazo, missão, visão e valores do negócio e conhecimento profundo sobre o público-alvo.

A complexidade de elementos de uma loja conceito torna fundamental a assessoria especializada para pensar esse espaço que será uma grande vitrine da marca.

O Grupo BITTENCOURT tem a expertise necessária para guiar franquias nesse processo de concepção e desenvolvimento da loja conceito, bem como para agregar em aspectos estratégicos, como a própria definição do conceito da marca e seus desdobramentos operacionais.