Grupo Bittencourt
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Segmentação demográfica: o que é e principais tipos de segmentação

A segmentação demográfica anda lado a lado à definição do público-alvo da marca e é uma forma de definir e direcionar mais assertivamente a comunicação da empresa.

Conhecer as possibilidades da segmentação de mercado e demográfica viabiliza a estruturação de melhores estratégias e que se refletem em aumento das vendas e rentabilidade. Saiba mais a seguir.

Quais são os 4 tipos de segmentação de mercado?

Existem diferentes formas de segmentação de mercado sendo que cada uma delas provém um tipo de conhecimento que pode ser direcionado às estratégias de marketing da empresa.

  • A segmentação demográfica, por exemplo, é voltada às informações básicas como: idade, gênero, renda, estado civil e ocupação para categorizar consumidores.
  • A segmentação geográfica usa a localização como principal referência, permitindo recortes por estado, cidades, região e até mesmo bairro e CEP.
  • A segmentação psicográfica foca nos valores e crenças para encontrar aqueles que mais se identificam com sua marca. Um exemplo são produtos de nichos como para veganos.
  • A segmentação comportamental leva em consideração o histórico de navegação e compra dos consumidores a fim de identificar aqueles que, por associação de interesses, podem ser clientes em potencial da marca.

Apesar de existirem outros tipos de segmentação de mercado, são essas as mais comuns e que apresentam melhor potencial de retorno.

Quais são as características da segmentação demográfica?

Como visto, todos os tipos de segmentação oferecem algum potencial comercial a ser explorado pela marca e aproximá-la de possíveis clientes. Hoje vamos focar na segmentação demográfica.

Os dados demográficos são aqueles que permitem categorizar grupos de pessoas e incluem: idade, gênero, renda, ocupação, estado civil, escolaridade, religião e outros.

A segmentação demográfica tem muitos paralelos com a definição do público-alvo da marca.

Por meio dela é possível direcionar as estratégias de marketing da empresa ao público com maior potencial de compra devido às características compartilhadas com outros consumidores.

Um exemplo é uma loja de roupas femininas voltadas a classe B e para um público jovem-adulto. 

Para que as campanhas atinjam exatamente esse grupo será necessário acionar segmentações de gênero, idade e renda e cruzá-las.

Dessa forma, a campanha será entregue para um público mais propenso a comprar, com base no histórico de clientes que a marca mapeou.

Qual a importância da segmentação demográfica?

A segmentação demográfica permite alcançar o público-alvo da marca, de forma a direcionar com mais precisão as campanhas.

Apesar dessas campanhas alcançarem menos pessoas, elas são mais personalizadas e relevantes para aquele grupo, aumentando as taxas de engajamento e conversão.

O resultado é a otimização do orçamento de marketing, pois reduz os custos das campanhas ao mesmo tempo que as torna mais eficientes no seu objetivo – atrair leads e vender.

Os canais também tendem a priorizar campanhas bem formuladas, o que é medido – entre outros critérios – pelo engajamento e conversão. Ou seja, quanto melhor a performance da sua campanha, o desempenho dela tende a ser escalonado no curto prazo.

Como fazer a segmentação demográfica?

Existem diferentes etapas para colocar uma campanha no ar utilizando a segmentação demográfica. Entre os principais pontos desse passo a passo destacam-se:

  • persona atualizada: trata-se da representação personificada do cliente ideal da marca, ajudando na definição dos indicadores demográficos mais relevantes dentro do seu público-alvo;
  • critérios de segmentação: existem diferentes critérios que podem ser usados para segmentar uma campanha. O ideal é definir quais são aqueles que fazem um recorte mais acertado do grupo que você busca atingir;
  • testes: uma das chaves para criar boas campanhas de marketing digital é fazer testes com configurações diferentes até encontrar o setup ideal para o seu negócio;
  • monitoramento e otimização: as campanhas devem ter métricas de resultados definidas para que possam ser monitoradas e avaliadas a fim de viabilizar a otimização das práticas conforme são identificados elementos mais adequados. 

Um aspecto importante é que mesmo uma campanha muito bem-sucedida usando segmentação demográfica pode parar de entregar resultados com o tempo.

A ideia da segmentação, seja de mercado ou demográfica, é justamente viabilizar ajustes contínuos a fim de aumentar os resultados e impactar não apenas os clientes que já conhecem a marca, mas outros potenciais consumidores.

Para agregar estrategicamente nas suas campanhas digitais e posicionamento de marca não deixe de contar com uma consultoria com know-how especializado, como o Grupo BITTENCOURT.