Mudança de conceito faz bem para o bolso, para a marca e para o planeta
Fala-se muito em sustentabilidade, mas como tornar uma empresa sustentável? Quais as vantagens disso? Várias. Faz bem à imagem da marca, ao futuro do planeta e à saúde financeira do empreendimento, já que algumas medidas representam cortes de gastos.
No Brasil, o conceito de empreendimento sustentável ainda é muito recente. Segundo números do Ibope do final de 2016, menos da metade das empresas entrevistadas afirma ter políticas de sustentabilidade: 46%. Já o número de empreendimentos com um departamento com dedicação exclusiva é ainda menor: 37%.
A conscientização sobre a importância da questão vem crescendo devido a mudanças climáticas ao redor do mundo e a explicação de que o homem pode piorar ou melhorar as condições do planeta com seus hábitos e práticas. Documentários e matérias especializadas são muitos e todas as informações atestam que a humanidade precisa, ainda, melhorar muito a forma como se relaciona com o meio-ambiente.
Como ter um empreendimento sustentável então? Aprender o conceito e pensá-lo como um dos pilares da empresa é mais fácil do que adaptar uma empresa mais antiga, cujos processos foram criados antes desta onda de pensamento difundida mundo afora na virada do século. Mas não é tão difícil assim adaptar o que já existe.
A sustentabilidade parte da escolha do combustível usado por frotas de carros a lâmpadas escolhidas para iluminar uma pequena loja. A escolha dos fornecedores de matéria-prima é tão importante quanto checar a quantidade de lixo produzida, a separação de matérias recicláveis e o consumo de papéis reciclados, por exemplo.
A lista abaixo foi pensada para quem pretende criar ou adaptar seu empreendimento com foco na sustentabilidade:
1 – Criar missão e visão já com pensamento voltado para as questões socioambientais;
2 – Implantar ações socioambientais de acordo com o setor de atividade da empresa;
3 – Conscientizar funcionários, fornecedores e clientes sobre a estratégia e deixar claro que estes valores não são negociáveis;
4 – Adotar ferramentas de análise e controle para saber se todos os processos da empresa a as ações implantadas estão atingindo seus objetivos, como relatórios de sustentabilidade;
5 – Não ter vergonha de fazer propagandas em cima das ações e atitudes sustentáveis adotadas. O mundo precisa saber, fará bem à marca e a todos que se relacionam com ela.
Fonte: PEGN
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