Reestruturação da Empresa Franqueadora
O que é
A Empresa Franqueadora passa por evoluções em sua estrutura organizacional, nos processos, no quadro de pessoal e com a incorporação de novas tecnologias, assim como qualquer empresa.
Neste caso as mudanças são impulsionadas pelo desenvolvimento da própria rede, com maior capilaridade e um número maior de franqueados, novas demandas surgem por serviços de apoio e desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços.
Em situações menos comuns as mudanças podem ser motivadas por situações políticas, econômica e mercadológicas ou ainda, como foi em 2020, por uma pandemia, que exigiu de todas as empresas muita agilidade e equilíbrio para conseguir superar e manter vivo o negócio.
O processo de Reestruturação da Franqueadora passa pela avaliação de sua atuação em relação às necessidades da rede e do próprio negócio, frente a evolução do mercado e da própria rede.
Como Fazemos
As empresas franqueadoras devem praticar o processo de inovação de forma permanente para que mantenham a rede competitiva e alinhada com as tendências em seu segmento de atuação, superar a concorrência e manter os franqueados engajados com a marca.
Geralmente as empresas franqueadoras começam dar sinal de que estão precisando passar por uma reestruturação, os principais são: franqueados insatisfeitos e com baixa lucratividade; expansão estagnada – não conseguem aumentar a capilaridade; reclamações de clientes, franqueados procurando por outras oportunidades e repassando suas unidades, entre outros.
O processo inicia com uma avaliação do cenário atual, um bom diagnóstico, que deve abranger toda estrutura da Franqueadora, as competências alocadas, o conceito do modelo de franquias , as obrigações do franqueado e os serviços oferecido para a rede.
Do outro lado avaliar o humor da rede, as dores dos franqueados, além de ouvir os clientes e como estão sendo atendidos.
Deve-se entrar a fundo nessa análise, utilizando metodologias e ferramentas apropriadas.
No Grupo BITTENCOURT para apoiar na Reestruturação da Empresa Franqueadora temos ferramentas e metodologias comprovadas já aplicadas em diversas realidades de empresas.
O fruto desse trabalho é um plano de ação, com escala de prioridades definidas, cronograma de implantação e elencando as competências e as tecnologias necessárias para a revitalização do negócio.
Na Reestruturação da Empresa Franqueadora o Grupo BITTENCOURT vai apoiar na definição de quais serão as atividades desempenhadas pela franqueadora e como elas serão desenvolvidas, divididas, organizadas e coordenadas pela equipe. O desenvolvimento do trabalho respeita os estágios de desenvolvimento da rede e têm foco claro em entregar ao franqueado o que foi acordado e fazer com que a rede seja sustentável ao longo do tempo.
Por quê
Permite que o franqueador invista seu tempo e dedicação a assuntos realmente importantes e imprescindíveis para a prosperidade do negócio.
O franchising, é um bom exemplo para ser copiado pelos outros negócios, se bem estruturado, com processo e manuais sobre como fazer cada operação e cada atividade na empresa, há um aumento significativo nas chances de se ter uma gestão econômica e eficaz.
“Faça o que eu digo e não o que faço” não funciona no franchising! A franqueadora deve liderar a rede pelo exemplo, em gestão, controle, comunicação fluída e transparente em tudo que faz.
O empreendedor ao decidir investir em uma franquia, espera receber da franqueadora toda transferência de know-how para que ele consiga operar bem o seu negócio e ser remunerado pelo capital investido.
No franchising a relação é ganha-ganha, a franqueadora entra com uma marca consolidada e renomada no mercado e com know-how adquirido ao longo dos seus anos de atuação o que a levou ao sucesso, e o franqueado entra com a sua força de trabalho e o investimento na marca.
Se a franqueadora não cuidar do negócio, não inovar, não incorporar tecnologias e profissionais com competências alinhadas às necessidades de suporte da rede, a franquia pode perder relevância e protagonismo e o reflexo será diretamente nos resultados do franqueado.
Portanto, é de suma importância um olhar constante e monitoramento do negócio para que continue atrativo e oferecendo todas as condições para os franqueados obterem resultados e se engajarem cada vez mais com a marca. Só assim a franquia atrairá mais investidores, a rede crescerá e se sustentará ao longo do tempo. Ganha franqueadora e ganham os franqueados.
RESULTADOS ALCANÇADOS
A empresa franqueadora bem estruturada ou que passou por um processo de reestruturação, tem uma estrutura organizacional bem definida e adequada para cumprir a sua missão de fornecer know-how para seus franqueados; a Consultoria de Campo atua com profissionais com as competências adequadas para orientar os franqueados e ajudá-los a empreender com sucesso; os treinamentos são contínuos e com conteúdos que ajudam a suprir as deficiências da rede; a comunicação flui e as solicitações dos franqueados são atendidas no tempo que eles precisam; os processos são eficientes, informatizados e geram melhor produtividade; e um aspecto importante, gera engajamento, segurança para os franqueados e para colaboradores e fornecedores.