Transformação digital: o que é, como acompanhar e vantagens
Quando o assunto é a transformação digital, existem vários métodos de concretizar esse conceito.
Por exemplo, o fenômeno da transformação pode ser traduzido como uma presença maior da empresa no digital, a partir de uma integração com o físico.
Também podemos entender a transformação como um uso mais estratégico de tecnologias em todos os âmbitos. As inovações fundamentam as decisões com dados e se tornam cruciais para as ações da empresa.
É imprescindível organizar essa questão para avançar na evolução da empresa e na adaptação ao mercado competitivo, com o intuito de garantir a sobrevivência.
Saiba mais neste conteúdo!
O que é transformação digital?
Já se foi o tempo em que se podia pensar na concorrência entre canais e na independência entre eles. Os benefícios da integração de canais — físico e digital — ficaram claros a todos, ainda mais no período da Pandemia do Covid-19.
Se antes eram vistos como concorrentes, agora são efetivamente considerados como receita adicional. E muito provavelmente o que temos dito sobre a integração das lojas no processo logístico, começou a fazer sentido para as marcas.
Vantagens da transformação digital: por que investir?
Veremos então por que é preciso adotar a transformação digital e quais são as vantagens concretas para as empresas.
Personalização
Um dos fatores é a personalização de ofertas e da curadoria de produtos/serviços. Isso é fruto de uma visão centrada nos consumidores.
Uma empresa que passa pela transformação digital se torna adaptável à necessidade e à personalidade de seus clientes, com ajuste completo de postura, posicionamento e abordagens.
Isso ocorre porque é possível contar com dados para entender os clientes e efetivamente oferecer o que eles precisam. Assim, a empresa conquista sua confiança e pode fidelizá-los.
Melhoria da experiência
Outro fator diretamente ligado a essa capacidade de personalização é a melhoria da experiência.
A transformação digital é efetivada em vários canais e pontos de contato, nos quais se pensa em como agradar o cliente e em como proporcionar uma experiência diferenciada.
Consideremos um processo de compra online, por exemplo.
Com a transformação, a empresa dispõe dos métodos e das técnicas para inovar nessas operações e garantir uma experiência inesquecível em todas as etapas da jornada — desde o atendimento, passando pela compra até a entrega.
Além disso, é possível estruturar um varejo inteligente, que caminha para uma integração completa entre lojas físicas e online para oferecer ao cliente a comodidade que ele precisa.
Com a transformação, a empresa é capaz de gerenciar todos os pontos, em busca de qualidade, sem perder de vista nenhum fator essencial.
As tecnologias centralizam e integram a gestão para que seja viável administrar processos complexos de forma mais simples.
Melhor gestão de dados e integração das análises
Também é importante pontuar que, nesse novo momento digital, as empresas se atentam mais ao controle dos dados e a uma visão centrada nos dados.
Até porque é viável gerenciar melhor dados para tomada de decisão, com relatórios e análises completas de desempenho.
Ter os dados de todas as lojas, por exemplo, e de todos os canais de atendimento dispostos em uma central, com a possibilidade de filtros inteligentes, é uma grande vantagem.
Vantagem competitiva
Outro benefício importante é o aumento da vantagem competitiva. Uma vez que a empresa fideliza seus clientes, oferece uma experiência incrível e memorável, bem como integra seus canais, ela pode de fato se destacar no mercado.
Entenda os 3 fatores da transformação digital
Entenda se você deve colocar o cliente no centro do seu negócio
A transformação digital depende de alguns fatores, independentes, mas interconectados: pessoas, processos e tecnologia.
As pessoas são muito importantes nesse momento, já que a transformação é também um aspecto de mudança cultural. É importante que os membros da organização se adaptem à comunicação ágil, ao uso de tecnologia e a uma mentalidade mais integrada.
Por outro lado, temos processos que devem ser avaliados e ajustados. É preciso garantir flexibilidade e um apoio a mudanças rápidas, sobretudo com foco na qualidade e na experiência dos clientes.
Temos também a tecnologia, que é central. As inovações tecnológicas são o braço de apoio da gestão e permitem controlar as operações para assegurar que o cliente seja atendido da melhor forma.
Ou seja, as novas tecnologias funcionam como uma interface de comunicação com os clientes.
Como investir em transformação digital na sua empresa?
Uma estratégia omnichannel eficaz para o varejo faz com que a marca consiga prover o mercado e os consumidores com uma experiência de consumo totalmente integrada — independentemente dos canais de distribuição em que atua.
Não se trata de uma abordagem fácil ou mesmo descomplicada.
Ela mexe com todos os processos da companhia, como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento e tecnologia.
Porém, principalmente, realiza uma transformação profunda na cultura da empresa, que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.
Há diversas formas que uma empresa pode começar a tatear esse novo universo até atingir a maturidade completa para a integração efetiva de todos os seus canais.
SOCIAL SELLING
Possibilidade de colocar o time de vendas ativo também nas redes sociais. O poder da “comunidade” e dos relacionamentos das equipes passam a ser mais um ativo a favor das vendas da empresa.
A construção desse engajamento social por meio das equipes de vendas também conta com dashboards de acompanhamento, políticas de comissionamento e treinamentos para a manutenção do “jeito de ser” de cada marca — mesmo na rede de relacionamento dos vendedores sociais.
MARKETPLACE TERCEIRO
Integração dos estoques da loja a marketplaces já existentes com publicação de catálogo de produtos, gestão das vendas e pagamentos, além das entregas a partir das lojas – ship from store (as lojas em centros de distribuição e processamento de vendas online).
MARKETPLACE NATIVO
Criação, modelagem e acompanhamento do projeto de criação de um marketplace que permita a integração de diversos players, em uma única plataforma com processos ótimos de logística, estoques e gestão do atendimento ao cliente.
E-COMMERCE PRÓPRIO
Criação da loja online para venda dos produtos e serviços. Permite que o consumidor possa comprar a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer device disponível.
Ou seja, é um canal de vendas adicional que amplia a visibilidade da marca e também o faturamento.
As possibilidades vão desde um modelo que utiliza um template para criação do e-commerce – o que torna o processo mais rápido e com menor custo – ou a criação de um e-commerce que traduz o look and feel da marca.
Conclusão
A transformação digital é um processo de adaptação de uma organização às regras do digital, em busca de maior integração, maior descentralização, maior flexibilidade e, sobretudo, um uso estratégico das tecnologias atuais.
Como vimos, é preciso estar atento aos canais mais estratégicos e entender como fazer essa mudança da melhor forma para fidelizar seus clientes.